Correio de Carajás

Gata brasileira pode ter 29 anos e ser a mais velha do mundo

Segundo tutores de Esmeralda, a gatinha foi adotada em 1994, após ser abandonada em Barbacena (MG). Pelo tamanho e troca das dentições, veterinária estimou que ela já tinha 1 ano de idade. Para o Guinness, a gata britânica Flossie de 27 anos é a mais idosa do planeta.

Gata Esmeralda, que tem 29 anos — Foto: Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal

Uma família de Barbacena, em Minas Gerais, diz que Esmeralda, a gatinha de estimação deles, está prestes a completar 29 anos. Com essa idade, os tutores acreditam que ela pode ser uma das mais velhas do mundo, ultrapassando a britânica Flossie de 27 ano, que é a dona do título para o Guinness World Records.

A hipótese foi levantada após um susto, depois que a ‘idosinha’ de espírito aventureiro fugiu e ficou fora de casa por dois dias, prendendo-se em um bueiro.

Após ser resgatada pelos bombeiros, ela virou celebridade na vizinhança e a idade avançada – até então algo normal para a família – ganhou destaque.

Leia mais:

“A ocorrência de desaparecimento da Esmeralda foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros. A partir daí, alguns veículos de comunicação nos indagaram sobre ela poder ser a gata mais velha do mundo”, contou Maria Eliza, atual tutora da bichana.

Esmeralda foi adotada em 1995

 

“Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”, relembrou.

Carteira de vacinação da possível gata brasileira mais velha do mundo — Foto: Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal
Carteira de vacinação da possível gata brasileira mais velha do mundo — Foto: Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal

A adoção de Esmeralda pela matriarca da família Correa, Maria da Conceição, aconteceu em 1995, e na primeira carteira de vacinação da gatinha a data de nascimento está registrada como 1º de dezembro de 1994.

A veterinária Maria Janete Campos, que a acompanha desde que ganhou o novo lar, explicou como essa data de nascimento foi definida.

“Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos 1 ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994”, disse.

 

Brincalhona e fã de cafuné

 

Personalidade brincalhona e fã de cafuné, é assim que a tutora descreveu a gata, que segundo ela, se tivesse a idade comparada a de um humano seria uma idosa com mais de 120 anos.

Tempo mais do que suficiente para ter visto o nascimento e o crescimento de muitos integrantes da família Correa.

“Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, tem convivência com cachorro e adotou o nosso outro gatinho, conosco há um ano, como filho”, disse Maria Eliza.

 

Há um ano a gata Esmeralda adotou novo integrante da família Correa como filho. — Foto: Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal
Há um ano a gata Esmeralda adotou novo integrante da família Correa como filho. — Foto: Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal

A idade de Esmeralda já pede a ela um pouco mais de repouso, o que ela adora fazer durante a maior parte do dia. Ainda mais por estar um pouco debilitada, pelo tempo que ficou sem se alimentar, após a fuga para o bueiro. Mas fora essa fugidinha e as suas consequência, Maria Eliza conta que foram poucas as vezes em que Esmeralda precisou de tratamento mais sério no veterinário.

Essa rotina mais calma atualmente é de longe bem distinta daquela do passado, quando Esmeralda adorava subir em árvores e pular pelos móveis da casa. Disposição fruto de uma vida saudável proporcionada pelas vacinas e exames em dia, segundo a veterinária.

“A única coisa que ela tem é uma dermatite nas pálpebras, mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade”, disse Maria Janete Campos.

 

Resgate de Esmeralda após ela ficar presa no bueiro em Barbacena — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Resgate de Esmeralda após ela ficar presa no bueiro em Barbacena — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Mais velha do mundo?

 

Em 2022, o Guinness World Records reconheceu a gata britânica Flossie como a mais velha do mundo. Flossie nasceu em 1995 e tem 27 anos.

Flossie, contudo, ainda não ultrapassou o recorde do gato que ficou por mais tempo vivo. Este foi batido por Creme Puff, um felino que viveu 38 anos e 3 dias. Nascido no Texas, ele morava com o dono, Jake Perry no Texas, nos Estados Unidos.

Além de Flossie e Creme Puff, ainda existe Rosie, uma felina de 31 anos de Norwich, cidade localizada no leste da Inglaterra. Apesar da dona alegar a idade dela, a mesma não foi inscrita no livro dos recordes.

De acordo com Maria Eliza, a família procurou saber como inscrever a gata brasileira no Guinness World Records, mas faltam recursos para arcar com a taxa de cerca de R$ 4 mil.

“Temos um gasto alto com a saúde do meu idoso, papai da Esmeralda, e agora com o tratamento dela, que ficou desidratada ao ficar dois dias presa, estamos usando vitaminas e ração especial”, finalizou.

Gata Esmeralda, ainda pequena — Foto: Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal
Gata Esmeralda, ainda pequena — Foto: Maria Eliza Correa/Arquivo Pessoal

(Fonte:G1)