Militares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) agiram rápido e salvaram a vida de uma criança de colo, que estava engasgada. O caso se registrou na manhã desta segunda-feira (21), próximo à Vila Sarandi, 6 km de distância do Núcleo Morada Nova. Quem procurou os policiais em busca de socorro foi Joice Barbosa, mãe do bebê. Tudo aconteceu por volta das 11h15.
A guarnição do Batalhão de PRE, através dos militares de Marabá, ao comando do sargento Elias Barbosa, fazia o serviço de rondas, quando Joice Barbosa chegou próximo à guarnição com a sua filha bebê, no colo, que estava aparentemente desacordada e engasgada.
De imediato foi iniciada a “Manobra de Heimlich” para a desobstrução da garganta da criança e após algum tempo foi obtido êxito. Logo após isso, a bebê foi encaminhada na viatura policial até o posto de saúde de Morada Nova, onde ficou bem e consciente.
Leia mais:A guarnição que salvou a criança era composta pelos sargentos Elias Barbosa, Yasmin e Gonzaga, além do cabo Calixto e soldados De Lima e Barbosa.
O episódio revela o quão estão preparados os policiais que atuam na chamada “Barreira da Vila Sarandi”. O preparo é inclusive psicológico, pois em dado momento, quando a criança parecia desfalecida, e o desespero tomou conta da mãe e de outras pessoas, o policial responsável pela manobra continuou seguindo a técnica, ao mesmo tempo em que pedia calma para todos.
Técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, a manobra homenageia o cirurgião torácico Henry Heimlich, que começou a utilizar o método em 1974. (Chagas Filho, com informações de Evangelista Rocha)