Correio de Carajás

Ocupantes de helicóptero que desapareceu há 3 dias na Amazônia são encontrados com vida

Segundo nota de secretaria, a área é de difícil acesso, o que impossibilita o pouso de aviões. Portanto, um helicóptero está a caminho do local para executar o resgate dos sobreviventes

Helicóptero sumiu quando equipe fazia inspeção de pistas de pouso na região do Parque do Tumucumaque Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria de Segurança do Amapá confirmou que os três tripulantes de um helicóptero que desapareceu na última quarta-feira (16), entre os estados do Pará e Amapá, foram encontrados com vida neste sábado (19).

“Comunicamos que os três ocupantes do helicóptero desaparecido foram localizados com vida”, escreveu.

Segundo a nota publicada nas redes sociais da secretaria, a área é de difícil acesso, o que impossibilita o pouso de aviões. Portanto, um helicóptero está a caminho do local para executar o resgate dos sobreviventes.

Leia mais:

“O Grupamento Tático Aéreo [GTA], a Força Aérea Brasileira [FAB] e o Grupamento Aéreo do Pará [Graesp] estão empenhados no resgate”, indica a nota.

A pasta indicou que mais informações serão divulgadas em breve, “no desenrolar da operação”.

Em nota, o governo do Amapá afirmou que “dará todo o suporte necessário para que os tripulantes sejam amparados, garantindo o bem-estar e segurança”.

Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues (AP) agradeceu o trabalho de resgate e a atuação dos governadores do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), além do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

“A união de todos foi essencial para conseguirmos resgatar com vida todos os três desaparecidos”, escreveu Randolfe.

O desaparecimento
O helicóptero desapareceu na última quarta-feira na região do Parque do Tumucumaque. A aeronave, do modelo Colibri, foi contratada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

As três pessoas que estavam no helicóptero são: o comandante Tenente Coronel Josilei Gonçalves de Freitas, o mecânico Gabriel e o engenheiro da Funai José Francisco Vieira.

Eles faziam inspeção de pistas de pouso na região do Parque do Tumucumaque, lado leste Rio Paru D’Este, e decolou do polo base Bona, na aldeia Maritepu, às 12h, e deveria ter chegado a Macapá às 14h de quarta.

(Fonte: CNN Brasil)