Com um mandado de prisão preventiva aberto desde outubro de 2018, o ancião Florentino Botelho, de 88 anos – também conhecido como “Zé da Onça” –, foi preso na noite desta quinta-feira (10), em frente à residência dele, na Avenida Dinamarca, Bairro Vila Rica, em Parauapebas.
A Polícia Militar teria recebido informações com a localização do acusado de homicídio e, de imediato, se dirigiu ao endereço, onde encontrou Florentino junto de sua cuidadora. Ao verificar sua identidade, a guarnição confirmou o mandado expedido pela 1ª Vara Criminal de Parauapebas.
A cuidadora Franciléia Soares Fernandes, ex-companheira de Florentino, conversou com a reportagem do Correio de Carajás, onde deu sua versão dos fatos ocorridos 16 anos atrás.
Leia mais:De acordo com a cuidadora, o acusado agiu em legítima defesa durante uma confusão que teve início quando a vítima do homicídio agrediu uma mulher e tentou agredir, também, Franciléia. Florentino teria agido em sua defesa e depois de uma briga com o desafeto, acabou sendo cortado de facão no braço e na barriga.
No entanto, Florentino carregava uma arma de fogo no momento da confusão e, segundo a cuidadora, acabou disparando contra o sujeito e atingindo sua cabeça.
Depois do ocorrido, o acusado teria passado pelos procedimentos legais e liberado depois de pagar a fiança e o delegado ter ouvido as testemunhas. Segundo a cuidadora, Florentino nunca mais foi contatado pelas autoridades e não tinha conhecimento do processo.
Além disso, o estado de saúde do acusado, que já tem idade avançada, também é uma preocupação da cuidadora. Há cerca de três anos Florentino passou por complicações na próstata e, desde então, tem aguardado por uma cirurgia.
A cuidadora afirmou que ele também teve um AVC e, por esse motivo, passou a ter problemas de memória. Agora, ela espera que a prisão seja revertida devido ao seu quadro de saúde. (Clein Ferreira, com informações de Ronaldo Modesto)