Correio de Carajás

Repórter Correio

Águia

Em vídeo postado ontem (9) com o título de “pronunciamento”, no Instagram do clube, o presidente Ferreirinha e o vice Pedrinho Corrêa falaram aos torcedores sobre o Águia de Marabá. Apesar da ansiedade de muitos em saber sobre o futuro dos atletas agora que o Águia passará um semestre sem competição, isso não foi falado no vídeo. Os diretores dedicaram tempo a comemorar a temporada de 2023, com o título inédito de campeão paraense e a considerar exitosa a campanha da Copa do Brasil, devido ao resultado financeiro com as premiações das fases.

Águia II

Leia mais:

Ferreirinha disse que o dinheiro levantado na competição da CBF serviu para pagar pendências de temporadas anteriores e sobrou para dar início na construção do sonhado centro de treinamento. De outro lado, avisou que os fãs do clube serão ainda mais necessários em 2024, com o programa sócio torcedor, que vai ajudar a bancar os custos. Não houve fala sobre atletas ou técnicos e nem como será o cotidiano do clube até a chegada do Campeonato Paraense de 2024.

Despedida

Ainda sobre o Águia, um dos atletas que foi destaque este ano, inclusive com gols decisivos, Balão Marabá publicou nas suas redes sociais que terminou o seu contrato com o Azulão. “Gratidão ao maior clube do interior por tudo e por ter acreditado. Esse é meu sentimento de muita gratidão a todos que torceram e acreditaram”, disse o atleta, sem revelar o seu futuro.

Supremo

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Luís Roberto Barroso para ser presidente da Corte pelos próximos dois anos. O ministro Luiz Edson Fachin foi escolhido para ser o vice-presidente na gestão de Barroso. A eleição, realizada entre os ministros em plenário, é um rito de praxe. Barroso assumirá no lugar da ministra #RosaWeber, que completará 75 anos em outubro. A posse de Barroso, no entanto, será em 28 de setembro. A previsão inicial era de que Weber saísse ao completar a idade, mas a nova posse será antecipada. Rosa Weber deve renunciar ao cargo assim que Barroso for empossado. Em seguida, segue três dias como ministra e se aposenta.

Antiguidade

A eleição foi protocolar, pois, na prática, a Corte adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. O presidente eleito, Luís Roberto Barroso, é natural da cidade de Vassouras (RJ). É doutor em Direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de direito constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre direito constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Rio de Janeiro. Ele está no STF desde 26 de junho de 2013.

Multivacinação

O Pará inicia nesta quinta-feira (10) a Campanha Nacional de Multivacinação. A informação foi confirmada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.  O objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Multivacinação II

Além das vacinas para crianças e adolescentes, a campanha vai disponibilizar, para adultos, imunizantes contra hepatite B, influenza e dupla adulto (difteria e tétano). Ao todo, 144 municípios paraenses foram mobilizados pela secretaria de saúde para aumentar a adesão do público-alvo às doses ofertadas.  A campanha vai até 26 de agosto, com o Dia D previsto para 19 de agosto, um sábado. Nesse dia, o número de postos de vacinação e o efetivo de profissionais envolvidos serão ampliados. Durante o período da campanha, as chamadas Usinas da Paz, complexos de serviços públicos geridos pelo estado, também terão postos de imunização.

Crédito

O Governo do Pará recebeu sinal verde do Banco do Brasil para uma operação de crédito no valor de R$ 400 milhões, voltada à urbanização, para custear obras de pavimentação asfáltica. O crédito foi anunciado na tarde de terça-feira (8), durante reunião entre a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, com o governador Helder Barbalho, no Palácio dos Despachos, em Belém.

Parceria

Tarciana Medeiros destacou o equilíbrio financeiro e o modelo de gestão do Governo do Pará, e afirmou que o Banco do Brasil quer ser parceiro do Estado. “São obras de pavimentação que irão melhorar a mobilidade no Pará. Mobilidade é sempre um grande desafio, e para nós é sempre uma alegria imensa poder assinar com o governo do Estado uma operação complexa como esta”, ressaltou a presidente do BB.