Está previsto para às 9 horas desta terça (8) o início da Cúpula da Amazônia, em Belém, que reúne oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica, Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela. Participam, ainda, representantes de países convidados e de organismos internacionais, incluindo a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O encontro acontece no Hangar Centro de Convenções.
Após a primeira reunião e o almoço, às 14h30 os chefes de estado realizam reuniões bilaterais. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, encontra o presidente da Bolívia, Luis Arce.
Às 15 horas se inicia o debate geral entre os representantes dos países e às 16h30 está prevista a assinatura da Declaração de Belém, que estabelece uma agenda de cooperação regional em favor do desenvolvimento sustentável da Amazônia, conciliando proteção do bioma e da bacia hidrográfica, inclusão social, fomento de ciência, tecnologia e inovação, estímulo à economia local e valorização dos povos indígenas e comunidades locais e tradicionais. O documento vem sendo discutido desde a semana passada.
Leia mais:À noite, o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, oferecem o jantar “Uma experiência imersiva na Amazônia: sons, sabores e imagens”, na Estação das Docas.
Lula chegou em Belém na tarde de ontem, segunda-feira (7), e teve dois compromissos.
O primeiro foi uma reunião com a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira Lópes. No Twitter, Lula informou ter conversado com ela sobre as expectativas para a Cúpula e sobre a cooperação dos países da região para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Em seguida, ele se encontrou com a presidente do Peru, Dina Boularte. Também nas redes sociais, o presidente declarou que a conversa girou em torno da colaboração entre os países, o que, afirma, pretende fazer também com os demais chefes de Estado que participam do evento. (Da Redação)