No primeiro dia de atendimento do Instituto Miguel Chamon no Núcleo Morada Nova, em Marabá, nesta terça-feira (1º), a população está sendo contemplada com uma chuva de exames e consultas 100% gratuitas. Através da impressionante marca de 600 senhas distribuídas, o Instituto mostra sua dedicação para com o povo, levando atendimento médico de qualidade e sem custo algum para a primeira de muitas comunidades que serão agraciadas.
Desde a noite de ontem, segunda (31), a equipe se mobilizou para preparar as 12 tendas montadas em frente ao ginásio Erlon Carlos da Silva, com cadeiras de sobra para as filas que se criaram nesta manhã. O cuidado para com a população se estende, também, à comodidade neste momento de acolhimento.
Com uma eficiência surpreendente, as duas unidades móveis de saúde dispõem de espaço e alta tecnologia para comportar tudo que é oferecido. Os exames oftalmológicos, que inicialmente contavam com 250 senhas, tiveram sua disponibilidade aumentada para 300 devido à grande demanda e à urgência em atender os que necessitavam do serviço.
Leia mais:Além dos exames de vista, pelo qual o Instituto é amplamente conhecido e parabenizado, também é oferecido atendimento com clínico geral, dentista e ultrassonografia, todos realizados com impressionante celeridade e organização.
O Núcleo Morada Nova, infelizmente, convive cotidianamente com a precariedade na área da saúde. Muitos moradores precisam se deslocar até núcleos distantes em Marabá para buscar atendimento e, em algumas situações, recorrem a serviços particulares pela falta de opções na região. O Instituto Miguel Chamon chega trazendo esperança para a comunidade, permitindo que as pessoas recebam o atendimento necessário sem precisar se preocupar com despesas.
As entrevistas realizadas por este CORREIO durante o atendimento nesta primeira fase destacam o alívio e a gratidão daqueles que foram contemplados pelos serviços da equipe. Kemily Sousa, uma jovem de 15 anos, relatou que esperava há mais de dois meses por um ultrassom abdominal, e a oportunidade oferecida pelo Instituto foi a chance de cuidar de sua saúde com agilidade, algo que não estava conseguindo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro beneficiado foi Nilton Albuquerque, de 48 anos, que veio para realizar um exame de vista com a expectativa de sair com óculos novos. Ele compartilhou o momento com a esposa, que também recebeu atendimento oftalmológico. Conforme Nilton e a família, essa foi a primeira vez que foram contemplados pelos serviços do Instituto e estão impressionados: “Muito organizado”, conta.
Tauane Silva Aguiar, que está curtindo sua primeira gestação, teve a oportunidade comovente de escutar os batimentos cardíacos, pela primeira vez, do bebê que espera e descobrir que será mãe de uma menina, a quem dará o nome de Isis Lauane.
Emocionada, a jovem de 17 anos ressaltou à reportagem o seu reconhecimento pela oportunidade proporcionada pelo Instituto: “É um momento que ficará marcado para sempre”, diz, segurando nas mãos o celular e mostrando para a vó de primeira viagem o vídeo que fez do som do coração da nova integrante da família.
Os oportunizados são de todas as idades. Floriano Lima de Souza, com 68 anos, se disse empolgado com a possibilidade de obter um novo par de óculos. Ele e sua família compareceram ao atendimento pela segunda vez consecutiva e se mostraram satisfeitos com a agilidade e a qualidade do serviço oferecido pela equipe: “A gente vem e traz todo mundo”.
Samyr Sousa, designer de 28 anos que estava buscando atendimento com o dentista, teve sua limpeza feita com rapidez e eficiência. Ele ressaltou que o atendimento foi excelente e agradeceu a oportunidade de receber os cuidados dentários.
Outro beneficiado foi o pequeno e carismático Gabriel Sousa Dias, de apenas 11 anos, acompanhado por sua mãe, Anisa Sousa Mares. A família não tinha condições financeiras de arcar com as despesas de uma consulta dentária e o atendimento do Instituto foi uma bênção para eles. Anisa expressou seu agradecimento por ter a oportunidade de cuidar do sorriso do filho.
1000 ATENDIMENTOS
A presidente do Instituto Miguel Chamon, Amanda Kelvia Cavalcante, enfatizou a previsão de atender mais de 1000 pessoas em dois dias em Morada Nova. Ela destacou os serviços oferecidos e salientou que as unidades móveis estenderão sua atuação para outras localidades, como o Residencial Tiradentes, entre o núcleo Morada Nova e São Félix, na próxima quinta-feira (3).
A iniciativa da equipe mostra que com dedicação é possível fazer a diferença na vida das pessoas. O apoio dos 30 voluntários e contratados que o grupo dispõe, somado ao compromisso do deputado Chamonzinho para com o povo, tem possibilitado o atendimento de qualidade e gratuito a milhares de pessoas, proporcionando-lhes saúde e cuidado. (Thays Araujo)