Comemorando 40 anos de atividades ininterruptas como uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, o Grupo Galpão traz a Marabá, em agosto, dois espetáculos gratuitos ao público.
No dia 19 de agosto, sábado, será apresentada a montagem “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, que celebra o encontro da música com o teatro. No domingo, 20 de agosto, será exibida a peça “Till, a saga de um herói torto”, uma das principais criações da companhia. As apresentações acontecem na Praça do Idoso, às 19h, localizada na Avenida Transamazônica, no Núcleo Cidade Nova, em frente ao SESC Marabá.
Além de Marabá, a turnê passou também por São Luís (MA) e Belém (PA), sendo realizada com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e parceria com o SESC.
Leia mais:“De tempo somos – um sarau do grupo galpão”
“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” celebra o encontro da música com o teatro, que se tornou marca registrada da companhia. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops – além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística.
Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o sarau lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.
O sucesso do sarau é tanto que rendeu até um registro fonográfico. Com treze faixas, o álbum “De Tempo Somos” traz a maioria das canções presentes no espetáculo, com direção musical e arranjos de Luiz Rocha. A produção musical ficou a cargo de Chico Neves, responsável por sucessos de artistas como Skank e Arnaldo Antunes.
“Till, a saga de um herói torto”
Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Aceitando o desafio, Deus resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início o protagonista é abandonado em meio ao frio e a fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias.
Essa é uma versão repaginada de uma das principais montagens de rua do Grupo Galpão, com texto de Luís Alberto de Abreu e direção de Júlio Maciel. Ressignificando os cenários e os figurinos, a nova leitura da peça busca maior agilidade e versatilidade, especialmente na relação direta com o público.
Oficinas de história do teatro e produção cultural
Serão ofertadas, ainda, três oficinas também gratuitas e voltadas à comunidade, sujeitas à lotação do espaço. As inscrições acontecerão on-line, via sympla.com.br/grupogalpao. A classificação é de 18 anos.
No dia 18, Eduardo Moreira ministra “História do Teatro x História do Galpão”, a partir das 18h30, na Sala de Dança do SESC. A oficina faz um percurso pelos processos desenvolvidos ao longo de 40 anos de encontros do Grupo Galpão com diferentes diretores e artistas, paralelamente à história do teatro e seus mestres. Serão aulas expositivas com exibição de vídeos e trechos de peças lidas ou encenadas pelos atores do grupo.
Na manhã seguinte, dia 19, Gilma Oliveira ministra a oficina de Produção Cultural, a partir das 8h30, no Auditório do SESC. O objetivo é proporcionar aos participantes a apresentação das etapas de trabalho que envolvem as montagens, a circulação e as turnês dos espetáculos do grupo mineiro. Serão apresentados, a partir da vivência e da prática junto ao Galpão, aspectos da pré-produção, produção executiva e pós-produção, tais como formação de equipes de execução, planejamento, desenvolvimento de orçamentos, planos de trabalho, busca de apoios e parcerias, cronogramas de execução das etapas, check-list, contratos, liberações, roteiros e logística de viagens.
Em seguida, às 14h30, Alba Martinez ministra a oficina Gestão de Projetos Culturais, também no auditório do SESC. O objetivo é introduzir os principais aspectos do processo de elaboração de projetos culturais e utilização de mecanismos de incentivo para sua viabilização, bem como abordar pontos importantes para uma gestão eficiente do projeto junto à equipe interna e parceiros externos do projeto.
Grupo Galpão
Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Há 40 anos desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.
Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos do Grupo), o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.
Serviço
Grupo Galpão em Marabá com os espetáculos “De Tempo Somos”, no dia 19 de agosto, e “Till – a saga de um herói torto”, no dia 20 de agosto, ambos às 19h, com acesso gratuito, na Praça do Idoso. As oficinas ocorrerão no Sesc, com inscrições gratuitas no sympla.com.br/grupogalpao. Mais informações: www.grupogalpao.com.br (Divulgação)