O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), prevê mais de 10 mil vagas para concursos públicos neste segundo semestre de 2023. A medida faz parte do compromisso do governo estadual em fortalecer o quadro de servidores públicos e promover uma gestão mais eficiente e qualificada em suas instituições.
“Os concursos públicos são extremamente importantes para o fortalecimento e desenvolvimento de um Estado. O atual governo sempre reforça que a realização de concursos são investimentos, pois garante uma gestão mais eficiente e transparente dos serviços oferecidos à sociedade. Nosso foco sempre será o bem-estar da população, visto que, assim, temos uma força de trabalho cada vez mais qualificada, o que vai influenciar positivamente na entrega de serviços públicos de qualidade”, enfatizou Elieth Braga, titular da Seplad.
A titular da Seplad reforça, ainda, que a medida representa uma excelente oportunidade para profissionais que estão em busca de estabilidade, além de contribuir diretamente para o crescimento do Estado.
Leia mais:“Esta é uma grande chance para quem está em busca da tão sonhada estabilidade financeira e do crescimento profissional, portanto, muito foco, determinação e estudos aos que desejam ingressar no setor público. A nossa previsão é que neste semestre, são esperadas mais de 10 mil vagas, contando com a abertura dos editais de três concursos que são muito aguardados, o da Polícia Militar, com 4.400 vagas, o do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com quase 1900 vagas e o da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com 3000 vagas”, explicou a titular da Seplad, Elieth Braga.
Vagas para diversas áreas
As vagas serão distribuídas em diversas áreas como, saúde, educação, segurança pública, assistência social, cidadania, meio ambiente, entre outras. Os cargos a serem ofertados são para os níveis médio e superior, proporcionando, para profissionais de diferentes níveis de escolaridade e especialização, a chance de ascensão na carreira e crescimento profissional.
O administrador Maik Lopes está ansioso pelo lançamento do edital da PMPA, ele conta que sempre sonhou em se tornar um policial militar e sua maior motivação é a família.
“Minha principal motivação é a minha família e também o desejo de realizar um sonho. Minhas expectativas são grandes, pois será um concurso muito concorrido, como foi o último, é uma ótima oportunidade para quem deseja ser policial e também servidor público. Essa é a segunda vez que eu vou tentar, na primeira, bati na trave. Espero me tornar um servidor público, ser um policial será muito gratificante, eu acredito que todo o meu esforço e abdicação de muitas coisas vai valer a pena”, contou Maik Lopes.
Entre os concursos mais aguardados estão aqueles para órgãos como a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), Polícia Militar do Pará (PMPA), Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Além de suprir as necessidades internas do Estado, a realização desses concursos também traz um impacto positivo na economia local. A contratação de novos servidores e o fortalecimento da infraestrutura governamental contribuem para o desenvolvimento regional, gerando empregos e movimentando a economia do estado.
Para o recém servidor público, Matheus Ximenes, a realização de concursos é engrandecedora para o Estado, pois garante profissionais qualificados que podem fazer a diferença na sociedade, mas é necessário ter planejamento e foco.
“A sensação de ser um servidor do Estado é de segurança e estabilidade, além de poder fazer parte de um órgão que realmente pode fazer a diferença na sociedade. O concurso público ainda é a melhor ferramenta de seleção que o Estado pode ter, visto que é uma seleção totalmente impessoal e tem a capacidade de filtrar os melhores candidatos, seja pelo conhecimento técnico, seja pela capacidade psicológica. O meu conselho, para uma pessoa que está esperando um concurso público, é que se mantenha motivado, estudando, porque um dia a oportunidade aparece para quem se dedica de corpo e alma”, contou Matheus.
Concursos previstos
Fasepa (67 vagas); Sespa (315 vagas); PMPA (4.400 vagas); Seduc (3 mil vagas); CBMPA (1.853 vagas); Ideflor-bio (55 vagas) PCPA (237 vagas); Polícia Científica (246 vagas); Imetropará (66 vagas) e Iterpa (112 vagas), totalizando mais de 10 mil vagas.
Os cronogramas detalhados, com os dados de abertura das inscrições e provas, serão divulgados por meio de editais específicos para cada concurso pelo Governo do Pará, através da Seplad, e pelas bancas vencedoras dos concursos.
(Agência Pará)