Uma enorme e densa coluna de fumaça escura sobre a Hidrelétrica de Tucuruí, uma das mais importantes geradoras de energia do país, assustou moradores daquela cidade paraense neste domingo (30/7), que logo tiveram medo de algo grave para a barragem do Rio Tocantins ou mesmo que ameaçasse o fornecimento de energia. Foi no período da tarde. Imagens rapidamente começaram a circular nas redes sociais e ficava claro que a origem do fogo era ao pé da hidrelétrica.
Ao Correio de Carajás, a Eletrobras Eletronorte confirmou a ocorrência do incêndio e logo garantiu que não houve vítima e nem riscos à comunidade local.
“Por volta das 15h04 houve um incêndio no transformador elevador n°19 da usina, no momento em que o equipamento, juntamente com a sua respectiva unidade geradora, retornavam à operação. Todos os sistemas de proteção e controle contra incêndios atuaram a tempo. Imediatamente, os bombeiros civis da UHE Tucuruí foram acionados e, por volta das 16h, a situação foi totalmente controlada na usina. A empresa informa que não houve danos à usina”, diz o informe da estatal.
Leia mais:De outro lado, uma fonte que trabalha na UHE Tucuruí nos explicou melhor: “Até onde eu sei, estes transformadores estão em sistema independentes da Usina. Se teve sobrecarga ou outro problema, com certeza ficou isolado apenas na máquina que queimou. Módulos interligados, mas independentes pra evitar que o sistema pare. Tanto que não caiu a transmissão de energia aqui no município e está tudo normal”. (Da Redação)