Correio de Carajás

Unifesspa abre Mostra Científica para estudantes e premia com bolsas

Estão abertas e seguem até o próximo dia 20 as inscrições para a I Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (Mocisspa), organizada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). O evento acontece no próximo mês, novembro, entre os dias 22 e 23, no Carajás Centro de Convenções, em Marabá.

Voltada para estudantes do Ensino Superior e da Educação Básica, a mostra tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação da região, além do uso do conhecimento científico como mecanismo de empoderamento e transformação social.

Neste sentido, podem participar escolas das redes municipal, estadual e privada, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas. Serão quatro modalidades de inscrição de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Ensino Técnico-Profissionalizante e Ensino de Graduação.

Leia mais:

Os trabalhos submetidos precisam estar inseridos em uma dentre quatro áreas do conhecimento – Ciências Humanas e Sociais; Linguagens e Artes; Ciências Exatas, Naturais e da Saúde; Engenharias e Ciências Agrárias. Serão aceitos projetos tendo até dois alunos como autores, iniciados a partir de 2017 e com a orientação de um professor.

“O foco principal é a Educação Básica. Qualquer tipo de trabalho desenvolvido por aluno, por orientação de um professor que não precisa ser um professor dele da escola, pode ser qualquer professor”, explica Ronaldo Ripardo, um dos organizadores do evento. Ele acrescenta que as etapas de submissão consistirão na pré-avaliação dos projetos, por meio da análise dos resumos, e a mostra dos projetos selecionados.

“É um evento que pretendemos realizar anualmente. O objetivo é a gente fazer com que a iniciação científica comece nas escolas desde o Ensino Fundamental. A intenção é fomentar isso e é um projeto a longo prazo, para que nos próximos anos, já sabendo do calendário, as escolas comecem a fazer as práticas desde o início do ano”.

Premiações

As primeiras colocações em cada categoria receberão premiação, incluindo algumas bolsas para iniciação científica, com o apoio do Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa (ICE) e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Ministério da Educação (MEC).

Os projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria serão premiados com medalhas e troféus e receberão certificado de menção honrosa os projetos classificados em quarto, quinto e sexto lugares. Além disso, um aluno por projeto classificado em 1º lugar terá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq, durante 12 meses, para continuidade do projeto ou desenvolvimento de uma nova pesquisa.

“Entendemos que com a tradição, os próprios alunos irão começar a cobrar das escolas a participação e, assim, a prática de ensinar por meio da iniciação científica começa a se tornar o cotidiano das escolas”, comentou o professor.

Informações detalhadas acerca do evento e o edital podem ser consultados no link https://ppgecm.unifesspa.edu.br/index.php/en/eventos/130-i-mocisspa . (Luciana Marschall)