Uma oportunidade de ouro para educadores terá seu prazo de edital para inscrição e seleção encerrado nesta segunda-feira (24). Trata-se da capacitação de agentes culturais nos 144 municípios do Pará englobando as 12 regiões de integração do estado (Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu). A responsabilidade é da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), em parceria com a Secretaria de Cultura do Pará (Secult).
O objetivo do edital é selecionar 72 pessoas para ministrarem o curso de “Capacitação de Agentes Culturais” de forma presencial, mediante 15 horas de duração cada aula. As exigências do processo seguem as Leis de Fomento à Cultura do Estado do Pará e da União (Semear, Aldir Blanc, Paulo Gustavo e Rouanet).
São aceitas inscrições apenas de pessoas que atuem no meio artístico-cultural nas cidades das 12 regiões de integração do Pará.
Leia mais:Critérios de participação
Para se inscrever no projeto, os candidatos e candidatas têm de ter 18 anos ou mais, devem morar no Pará e precisam ter atuação cultural nas cidades que fazem parte das 12 regiões de integração.
As pessoas que se inscreverem devem ter as seguintes habilidades: facilidade de ministração de curso para público diversificado da área artístico-cultural com clareza e objetividade; intimidade com ferramentas de tecnologia de comunicação; habilidade com internet; boa comunicação; manuseio de google meet e outras plataformas de formação a distância; ter conhecimento do movimento artístico-cultural da região de integração considerando as mais diversas formas de expressão da cultura nas cidades e nos territórios rurais.
Além disso, os candidatos e candidatas devem ter conhecimento e experiência no campo cultural, habilidades de ensino e comunicação, adaptabilidade e flexibilidade, tempo de atuação na região de integração do Pará.
Cada formador/formadora receberá o valor (bruto) de R$ 1.200,00 por oficina, sendo uma oficina em cada município da região de Integração do participante. Haverá incidência de impostos sobre o valor bruto. Cada oficina terá o total de 15 horas/aula. Cada formador/formadora receberá ainda ajuda de custo para o deslocamento até o segundo ou terceiro município onde ministrará a oficina, fora da sua sede, de acordo com a realidade de cada região.
Contato
Para saber mais sobre a inscrição, etapas de seleção, valores do trabalho e critérios de avaliação, basta acessar o edital completo no site da Fadesp.
Edital completo: https://portalfadesp.org.br/?page_id=41987
Formulários de inscrição:
Pessoa física: https://forms.gle/4pz2sFgYy1F5ZozEA
MEI: https://forms.gle/hNHdWN1YJebD1zbr6
Período de inscrição: 12 a 24 de julho de 2023
(Com informações da Secult)