O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou esta semana na unidade palestras educativas sobre os riscos de intoxicação alimentar e desidratação no verão amazônico. A iniciativa, que integra o Projeto “Saúde em Foco”, buscou conscientizar os usuários sobre a importância de consumir alimentos saudáveis e de se manter hidratado no período mais quente do ano.
“As ações de prevenção implementadas em nossas unidades têm um impacto positivo na saúde dos paraenses, pois ajudam a evitar doenças e promover um estilo de vida saudável. Buscaremos garantir que essas ações sejam frequentemente realizadas”, destacou Rômulo Rodovalho, secretário de Estado de Saúde Pública.
Moradora de Marabá, a usuária Mara Silva, encaminhada ao hospital para consulta cardiológica, considerou “extremamente importante tomar cuidado com o que consumimos para preservar a saúde. Depois dessa palestra vou ficar mais alerta, e verificar cuidadosamente a procedência dos alimentos que adquiro”.
Leia mais:O “Saúde em Foco”, promovido pela Comissão de Humanização da unidade, visa fornecer informações relevantes sobre saúde à comunidade. Para isso, conta com equipe multiprofissional, que percorre corredores, recepções e unidades de internação levando informações diretamente aos pacientes e seus familiares.
Ana Matos, residente em Parauapebas, município próximo a Marabá, foi fazer uma para tomografia e também falou sobre a iniciativa. “As palestras foram esclarecedoras e contribuíram para dissipar todas as dúvidas sobre o assunto. Agora, estou ciente de que devo buscar atendimento médico para obter orientações adequadas, caso apresente sintomas de intoxicação e desidratação”, acrescentou.
Orientações
Realizadas pelo Serviço de Nutrição Clínica (SNC), as ações de conscientização abordaram os principais sintomas da intoxicação alimentar, que incluem náusea, vômito, diarréia, dor abdominal e febre, e da desidratação, que provoca sede intensa, boca seca, urina escura e diminuição da produção de urina.
“Nessa época do ano, as altas temperaturas e a umidade elevada favorecem a proliferação de micro-organismos nos alimentos, aumentando os riscos de contaminação. É imprescindível também manter-se hidratado, pois o aumento da transpiração e a exposição ao calor podem levar à desidratação”, enfatizou a palestrante Edilene Lima, nutricionista que atua no HRSP.
A especialista compartilhou informações essenciais para garantir uma alimentação saudável e hidratação adequada no verão. “Beba água regularmente e consuma alimentos como melancia, pepino e abacaxi, que ajudam a repor os níveis de hidratação do corpo. Opte por refeições leves e frescas, saladas coloridas, legumes grelhados e alimentos ricos em proteínas magras, peixes e frango. Evite o consumo de alimentos processados e bebidas açucaradas, pois podem causar desidratação e prejudicar a saúde”, afirmou.
O diretor Executivo do Hospital Regional, Benjamin Ferreira, ressaltou a relevância da ação para prevenir doenças: “Estamos empenhados em oferecer atendimento integral à comunidade, não apenas no tratamento de doenças, mas também na promoção da saúde”, afirmou.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará pertence à rede de saúde do governo do Estado. É gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Com 115 leitos, a unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade, para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. (Fonte: Ascom/HRSP)