Correio de Carajás

Repórter Correio

Nova agência

O Sicredi Sudoeste MT/PA vai recepcionar convidados em O Casarão Eventos, nesta sexta-feira (21), às 19 horas, para apresentar o projeto da sua nova agência de Marabá, a terceira. Durante o coquetel também ocorrerá palestra com Cristina Kelly dos Santos, especialista em Mercado Financeiro. O sistema Sicredi está presente no Pará desde 2008, a primeira agência foi em Redenção. Chegou em Marabá em outubro de 2011. Agora são 45 pontos de atendimento e mais de 100 mil associados no Estado.

Nova agência II

Leia mais:

A previsão de inauguração é da terceira agência de Marabá é para dezembro de 2023. Segundo informe, os associados da cooperativa irão se deparar com a nova padronização visual e conceito ambiental focado nos princípios cooperativistas, que priorizam o relacionamento e a privacidade. Contará com espaço ampliado, moderno e inovador.

Governo

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), usou suas redes sociais nesta quarta-feira (19) para anunciar o convite feito a um deputado estadual para fazer parte de seu secretariado de governo. Victor Dias, que está no segundo mandato, é o escolhido para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). A vaga foi aberta após o retorno de Hélio Leite, ainda o atual titular da pasta, para a Câmara dos Deputados. Ele assumirá a vaga deixada pelo paraense Celso Sabino, nomeado novo ministro de Turismo do Governo Lula.

Governo II

Leite é o primeiro suplente do União Brasil, mesmo partido de Sabino e Victor Dias, e deverá assumir a cadeira na Câmara em agosto. Victor Dias, de 37 anos, agradeceu o convite de Helder e disse que aceitará o desafio.

Carne brasileira

O governo brasileiro recebeu com satisfação a divulgação, pelo governo britânico, do fim dos controles reforçados às exportações brasileiras de produtos cárneos para o Reino Unido e da retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos por indicação das autoridades sanitárias brasileiras, o chamado “pre-listing”. A decisão fundamentou-se no relatório da auditoria técnica realizada por equipes britânicas em outubro de 2022, cujo foco foi o sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal, notadamente carne bovina e carne de aves. Foi a primeira missão de auditoria britânica ao exterior depois do Brexit.

Regulação sanitária

A missão de auditoria reconheceu que o Brasil resolveu as questões relacionadas ao seu sistema regulatório sanitário e fitossanitário que haviam levado à instituição dos controles reforçados. A decisão das autoridades britânicas confirma a excelência dos controles sanitários oficiais brasileiros, que garantem a qualidade e a inocuidade dos produtos consumidos no Brasil e em países importadores.

Gripe aviária

O governo britânico anunciou, ainda, a regionalização do território brasileiro em nível estadual em relação à gripe aviária. Dessa forma, eventuais focos da doença que venham a ocorrer no Brasil não mais levarão ao fechamento do mercado britânico para todas as exportações de carne de aves, mas apenas as provenientes do estado onde se tenha identificado a doença. A decisão reflete a sólida parceria entre o Brasil e o Reino Unido, adotando abordagem preventiva a fim de preservar o comércio entre os dois países.

Embarcações

Mais de 1.100 embarcações no Pará estão com pendências que as impedem de navegar. As irregularidades variam entre falta de documentação, falta de tripulante, despacho vencido, entre outras. As infrações mais comuns na região são referentes à falta de inscrição de embarcações, falta de certificados ou de tripulante habilitado e dotação incompleta (coletes salva-vidas, bóias, balsas, material de combate a incêndio e equipamentos de navegação).

Embarcações II

O balanço foi divulgado pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Nas abordagens realizadas em mais de um ano e meio, foram registradas 63 autuações de condutores não habilitados, sendo 37 em 2022 e 26 no período compreendido entre janeiro e 17 de julho de 2023.

Despedida

O jornalismo do Pará perdeu esta semana o comunicador Luís Eduardo Anaice, de 69 anos. Ele faleceu na terça-feira (18), em Belém, em decorrência de complicações cardíacas. Ficou célebre pela apresentação de jornalísticos na TV em programas diários.