Familiares de Maria José Silva Monteiro, mais conhecida como Estrela, presidente do Instituto Amigos que Brilham, de Parauapebas, anunciaram nesta manhã (17) o falecimento dela, que estava internada há dois dias em um hospital particular de Marabá.
No final de semana, o filho dela, Fernando Sousa, havia gravado um vídeo relatando o estado de saúde da mãe. Conforme ele, alguns dias antes, Estrela sofreu um taque isquêmico transitório (AIT) que afetou a fala dela.
Em decorrência disso, ela procurou um médico em Parauapebas, onde foi submetida a exames e liberada, com bom estado de saúde. Após isso, ela sentiu uma dor forte na canela e retornou ao profissional de saúde, que verificou um entupimento em uma artéria.
Leia mais:Estrela foi encaminhada para uma cirurgia em Marabá, que correu bem. Em seguida, foi internada na UTI para a recuperação, porém voltou a sentir forte dor na perna e acabou entubada. O quadro dela piorou e ela faleceu às 8h34 desta segunda.
A família ainda não divulgou hora e local do velório.
Estrela era bastante conhecida e querida na comunidade de Parauapebas, onde participou da fundação, em 2016, do Instituto Amigos que Brilham, entidade que presidia e que tem o intuito de transformar a vida de jovens e adultos em situação de risco. Desde então, ela sempre esteve envolvida na promoção de ações sociais e oferta de qualificação profissional e auxílio à saúde.
Desde 2019, o instituto é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal e estadual. (Da Redação)