Apenas em junho de 2023, Jacundá, no sudeste do Pará, registrou 101 acidentes de trânsito, o que representa um aumento de 39% em comparação ao mês anterior, maio. Os dados foram divulgados pelo Hospital Municipal de Jacundá (HMJ) em uma publicação nesta segunda-feira (10).
Uma informação relevante é que os condutores de motocicletas representam 99% dos envolvidos nos acidentes. Quanto ao nível de lesões geradas aos infratores e vítimas, em junho foram registradas 77 lesões leves, correspondendo a 76,23% dos casos. Além disso, foram 23 acidentes graves e um gravíssimo. Felizmente, nenhum óbito foi registrado.
Durante o período ocorreram, em média, pouco mais de três acidentes de trânsito por dia, sendo mais frequentes às sextas-feiras, sábados e domingos. Todos os acidentes foram registrados pelo HMJ e apresentaram maior incidência no período noturno, quando não há agentes de trânsito trabalhando.
Os dados mostram que os motociclistas do gênero masculino e na faixa etária de 18 a 26 anos foram os mais envolvidos em acidentes. Houve um leve aumento em relação ao mês anterior, mas em comparação a maio de 2022, observa-se um aumento significativo no número de acidentes de trânsito.
Os dados ressaltam a necessidade de intensificar as ações de educação no trânsito e o trabalho de fiscalização realizado pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (DMTU). (Antonio Barroso – Freelancer)
Em Jacundá, acidentes no trânsito crescem 39% em um mês
Perigo no trânsito tem aumentado na cidade do sudeste paraense