Correio de Carajás

Estudantes do curso de jornalismo da Unifesspa visitam sede do Grupo Correio

Um grupo de 31 acadêmicos esteve nos quatro veículos: jornal Correio, Portal Correio de Carajás, TV Correio e Rádio Correio FM

Fotos: Evangelista Rocha

Trinta e um estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), unidade de Rondon do Pará, visitaram a sede do Grupo Correio de Comunicação, em Marabá, na tarde desta terça-feira, 11.
O grupo de alunos – das turmas de 2021 e 2022 – conheceu a estrutura da empresa, como o estúdio onde são gravados os telejornais, o estúdio da Rádio Correio, a redação do Portal e Jornal Correio e o parque gráfico.
A visita foi comandada pelo jornalista Ulisses Pompeu, que explicou como funciona a rotina de cada veículo, os processos de produção jornalística da equipe que atua no Grupo Correio.

Ao lado de Sandro Campos, apresentador do Fala Cidade e diretor da Rádio Correio FM, os discentes iniciaram o passeio pelos estúdios dos telejornais e se encantaram por conhecer, “ao vivo”, os bastidores e o passo a passo para colocar um jornal no ar.
“É muito gratificante, mesmo sendo longe, vir de Rondon do Pará à Marabá, vale a pena trazer os discentes aqui. Esse encontro com o mercado de trabalho é muito importante. Existem poucos veículos de comunicação no porte do Grupo Correio. Então, é relevante introduzi-los antes de se formarem, para que eles se inspirem, sintam esse gostinho”, sintetiza a professora Ingrid Gomes, que leciona as disciplinas de Teorias de Jornalismo e Introdução à História do Jornalismo.


Uma das alunas mais entusiasmadas da visita ao estúdio do telejornal era Gilmara Pina, 21. Encerrando o quinto período, ela conta que já decidiu que quer ingressar na área do telejornalismo.
“É a primeira vez que conheço um estúdio de verdade. Foi muito emocionante quando fui entrando, me deu vontade de chorar, ainda mais pra mim que quero seguir a carreira no telejornalismo. Arrepiei. É muito importante pra nossa turma ter essa experiência”, disse Gilmara, que improvisou na apresentação de uma chamada para o jornal e arrancou aplausos de todos – colegas e profissionais do Grupo Correio.
Outra aluna que aproveitou cada parte da visita ao Grupo Correio foi Raiana Alana. Mesmo tendo afirmado que o jornalismo caiu de paraquedas em sua vida, ela conta que acabou se encantando e se encontrando na profissão com as aulas práticas. “A gente, que está começando agora, e na nossa cidade não tem um ambiente assim, tão amplo, é muito significante percorrer cada espaço desse prédio”, finaliza.
O jornalista Patrick Roberto Carvalho, diretor de Redação integrada do jornal e portal de notícias, apresentou uma palestra aos estudantes, falando sobre o surgimento e crescimento do grupo Correio de Comunicação. Ele também deu várias dicas aos jovens estudantes e falou sobre os desafios do jornalismo na atual conjuntura, com fake news tomando conta das redes sociais.
As repórteres Thays Araujo e Luciana Araújo também falaram de suas experiências como repórteres do Correio. A primeira discorreu sobre a abordagem histórica que o jornal/portal deram sobre a comunidade LGBTQIAPN+, enquanto a segundo tratou sobre a cobertura da temática feminina nos últimos quarenta anos. (Ana Mangas)

Leia mais: