A abertura oficial da 35ª edição da Feira de Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), que aconteceu na noite desta quarta-feira (5), manteve a tradição de receber um público não tão grande para visitar os estandes e prepará-los os próximos dias de programação. Famílias da cidade e região foram maioria, junto à classe ligadas ao Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (SPRM), que estiveram presentes para a cerimônia com o Hino Nacional e municipal regido pela banda do Exército Brasileiro.
O presidente do sindicato, Ricardo Guimarães, prevê que este ano o saldo final chegue a R$ 500 milhões de investimentos. Em entrevista, ressaltou que a feira não se trata apenas do agronegócio, que é forte, potente e responsável por movimentar a economia da região: “É uma vitrine do que há de melhor em Marabá”, pontua.
Quem marcou presença no Parque de Exposição “José Francisco Diamantino” pôde desfrutar da exibição de vários segmentos que demonstraram grandiosos investimentos, tanto por parte do material, quanto pelos brindes, amostras de produtos e até churrascos, que serviram como convite para os que foram conferir de perto o evento que.
Leia mais:O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, também atendeu ao evento e fez uma retrospectiva de quando a feira ainda era realizada próximo à Vila Militar, à margem da rodovia Transamazônica, no núcleo Nova Marabá. Ele, como comunicador, era responsável junto a outros, pelo som do parque: “Marabá crescendo, principalmente com o agronegócio e a pecuária e estarmos aqui hoje vivenciando esse parque belíssimo que já é uma referência no norte do Brasil é de uma satisfação enorme”.
Ele deseja sucesso e espera que seja um empreendimento cada vez mais vultuoso, capaz de gerar negócios, que possam crescer, produzir, e transformar o Brasil. O secretário frisa que o agronegócio recebe um capital extraordinário do Governo Federal para o Projeto Safra e investimento em favor da paz no campo. Chamon aproveita para citar o Batalhão Rural como referência e lembrar de todos os trabalhadores rurais como responsáveis pelo crescimento da região.
ESTANDES
Teve gente que, neste ano, não quis ficar de fora e, pela primeira vez, montou um estande. É o caso da farmácia Cristo Rei. Com uma roleta da sorte e aferindo a pressão dos presentes sem custo algum, o estabelecimento estará durante todos os dias da programação expondo seus produtos que variam de medicamentos a itens de cosméticos.
À reportagem do Correio de Carajás, a vendedora e enfermeira Miriam Rodrigues Gomes explica que o intuito da presença primária na Expoama é estar apresentando para o público sua mercadoria e serviços. Mas, a grande expectativa também está em novas parcerias: “Nosso sonho é expandir e encontrar novos aliados que estejam dispostos a abraçar e nos permitir montar novas franquias”.
Para quem se interessar, testes de glicemia e pressão arterial estarão sendo realizados durantes os cinco dias de evento, de forma gratuita. Além da chance de girar a roleta da sorte e ganhar descontos, perfume, dinheiro e vale medicação.
Também houve calouros entre os que foram para curtir a feira. Weller e a filha Ana Gabriela são do estado de Goiás e, morando há três anos em Marabá, decidiram visitar as exposições nesta 35ª edição. Impressionados com o investimento dos estandes, se disseram empolgados para conferir toda a programação e, quem sabe, voltar em 2024.
Representando o estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), João Tatagiba relata que a presença vem de um convite do próprio Ricardo Guimarães feito no ano passado.
“Nós fizemos uma diferença muito grande na 34ª edição da Expoama. Isso é uma demonstração de união das entidades do setor produtivo e do sindicato rural, que precisa fazer com que crie sinergias”, explica, acrescentando a necessidade de explorar tais parcerias buscando avançar e produzir mais, na intenção de mostrar nacional e internacionalmente as riquezas de Marabá.
Fazendo um convite para conhecer a exposição do grupo DePneus Continental, a vendedora Deizeth Cintra conta que muitos produtos estão com descontos. Mais do que impulsionar a empresa, o cliente também sai ganhando: “Além de pneus na promoção, nós estaremos negociando uma melhor forma de pagamento para quem se interessar”, afirma.
Alguns brindes, como copos coloridos, serão distribuídos aos que derem uma passadinha pelo espaço.
SHOW
Marcada para as 23h, a sequência de shows gospel e de bandas locais surpreendeu ao começar com quase duas horas de antecedência. Mesmo reunindo um público tímido, os que estiveram em frente ao palco foram para acompanhar o Ministério Aron que, cantando louvores abriu para os outros cantores.
O tamanho da estrutura e a quantidade de jogo de luzes se mantém a mesma do ano passado e, deve comportar o número de pessoas que se farão presentes para o tão aguardado show da dupla sertaneja Bruno e Marrone, na noite desta quinta-feira (6). (Thays Araujo)