Depois de um usuário no Reddit, com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), criar a imagem dos homens mais bonitos de 20 nações, a StyleSeat, marketplace americano para profissionais de beleza, decidiu usar o Midjourney, um gerador de imagens de IA, para criar as mulheres mais bonitas de 100 nações.
“Curiosamente, a maioria das mulheres geradas aparece com maquiagem mínima ou natural, sugerindo que a IA não associa estritamente beleza a cosméticos pesados. Além disso, muitas das imagens mostram mulheres vestindo calças em vez de vestidos ou saias, desafiando as normas tradicionais de gênero e indicando que a IA está programada para reconhecer uma variedade de trajes igualmente bonitos”, diz o site.
Outra curiosidade nas imagens são as nuances culturais que a inteligência captura por meio das roupas femininas. Mulheres em alguns países do Oriente Médio, como Emirados Árabes Unidos, Iêmen e Síria, são retratadas usando hijab, enquanto mulheres em países africanos como Madagascar, Mali e Sudão do Sul aparecem usando lenços na cabeça.
Leia mais:O maior desafio, segundo a StyleSeat, foi criar um prompt, as instruções ou perguntas dadas ao modelo de IA para obter uma resposta, livre de vieses, que pudesse efetivamente guiar a IA para gerar consistentemente as imagens esperadas.
“É importante entender que a ‘compreensão’ da IA, derivada de dados de entrada humana, reflete as perspectivas humanas. Portanto, não estamos comparando a percepção da IA com a percepção humana, mas explorando se a IA pode replicar os diversos padrões de beleza interpretados pelos humanos em todo o mundo”, disse a empresa.
As imagens de todas as 100 mulheres podem ser conferidas no site da StyleSeat.
(Fonte: Folha de Pernambuco)