O alho é um queridinho da culinária brasileira. Além de ser usado como tempero, o alimento pode ser consumido cru, na forma de chá, e traz diversos benefícios à saúde. A especialista em nutrição Mariana Ferri fala da importância do alho para quem quer manter um estilo de vida saudável.
“Há milhares de anos, o alho era usado muito mais como benefícios medicinais do que como alimento e depois ele foi introduzido na culinária, e hoje, ele faz parte do nosso dia-a-dia”, explica a profissional.
Conheça os benefícios do alho
Leia mais:
Melhora problemas respiratórios: A nutricionista indica formas de se consumir o alho: cru, na comida, ou em chá. O alho cru é muito eficaz para combater os sintomas da gripe, problemas respiratórios como rinite, bronquite e sinusite, além de ter ação expectorante.
Diminui a gordura abdominal: o ideal é fazer um azeite de alho cru. Para isso, é só colocar uns dentes de alho descascado no azeite e deixar em um vidro escuro e tampado. Depois, o indicado é usar o azeite para temperar a salada.
Controle do colesterol, da hipertensão e manter a boa saúde do coração: Mariana recomenda adicionar o alho na comida mesmo. Mas uma dica é sempre picar ou amassar os dentes de alho 10 minutos antes de temperar a comida e deixar descansando. Isso faz com que aumente a quantidade de alicina, a principal responsável pelas propriedades benéficas à saúde.
Como cultivar alho em casa
Se você quer ter alho fresquinho em casa, o engenheiro florestal Murilo Soares dá dicas para cultivar o alimento em casa.
- Em um vaso com substrato rico em matéria orgânica, coloque um pouco de corretivo de solo, para que diminua o pH, torne o solo menos ácido e acelere o crescimento das plantas.
- Acrescente uma cabeça de alho, que tem que ficar 15 dias antes na geladeira, para que o bulbo desperte. É importante deixar a pontinha do alho virada pra cima.
- Cubra o alho com a terra e espere de 15 a 20 dias para começar a brotar. De 6 a 8 meses, você pode colher a sua cabeça de alho.
(Fonte: G1)