A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) aprovou em sessão desta semana o Projeto de Lei nº 28/2018, que fixa a Semana Municipal do Combate ao Abuso e Exploração Sexual, intitulada “Semana Azul e Rosa”, no calendário cultural do município. A proposta, da vereadora Kelen Adriana (PTB), visa ampliar a divulgação e o debate sobre o tema.
A Semana “Azul e Rosa” é uma iniciativa criada visando conscientizar pais e responsáveis que o abuso ou exploração sexual pode ocorrer em diversos lugares, sendo imprescindível a prevenção e atenção às crianças e adolescentes. Em inúmeros casos, a violação de direitos ocorre por membros da família, sem que os pais ou responsáveis tenham a devida percepção.
Por isso, a Semana Azul e Rosa visa chamar a atenção para esse crime e tentar resguardar este público tão vulnerável. A autora da proposição, Kelen Adriana explica que muitos jovens sofrem abuso ou exploração sexual e omitem o fato por medo, pressão psicológica, vergonha ou até mesmo por acharem que seus responsáveis não acreditarão no ocorrido. (Tina Santos – com informações da Ascom CMP)
Leia mais:Mais informações sobre este assunto na edição de amanhã do Jornal Correio.