Já deu para sentir que o chamado verão amazônico chegou trazendo um sol para cada morador. O calor não é de brincadeira e a sensação de mormaço, abafamento e temperatura elevada é real e oficial.
Para quem ama essa estação, é tempo de aproveitar. A professora Priscila Azevedo, 32, não nega que adora se expor para pegar um bronze. Porém, sabendo dos perigos, visita frequentemente a dermatologista. Foi em uma dessas consultas que descobriu um fibroma (crescimento benigno, semelhante a um tumor, composto principalmente por tecido fibroso ou conjuntivo) e logo realizou os procedimentos necessários. “De dois em dois meses, pelo menos, visito a médica. Tento me cuidar e trabalhar preventivamente, usando filtro solar e hidrante”, diz.
O protetor solar é a regra básica para prevenir doenças de pele. Quem garante isso é a dermatologista Ana Luísa Reis. “Tem que passar todo dia mesmo, não importa se está nublado, chovendo”, pontua.
Leia mais:Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam redobrar. “Orientamos que as pessoas prestem atenção no horário de exposição. É importante evitar, por exemplo, o período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde. É nesse intervalo que os raios ultravioletas estão mais fortes”, alerta. O excesso de sol na pele pode provocar vários problemas de saúde, sendo o mais comum o câncer de pele não melanoma.
A dermatologista chama a atenção para o bronzeamento artificial, bastante comum nesses meses também. “O procedimento faz uso de radiação artificial e isso é contraindicado. A técnica pode ser utilizada em alguns tratamentos dermatológicos, porém sempre com controle e acompanhamento profissional”, frisa.