O agronegócio é uma das importantes vertentes da economia do Pará e um campo vasto para a inserção dos futuros profissionais com ensino superior. Dentro dessa visão, o conhecimento dos, hoje acadêmicos, sobre gestão, sucessão familiar no campo, desafios e paradigmas é muito importante. Nesse contexto a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai abrigar a segunda edição do evento Agropec, nos dias 27 e 28 de junho.
O evento é aberto à comunidade, devendo captar a visita de profissionais do campo e empreendedores, mas tem como principal público os próprios alunos do curso de Ciências Agrárias da Unifesspa.
Entre os temas previstos estão: identificação, monitoramento e controle da cigarrinha das pastagens; sucessão familiar e desafios; inserção da mulher no agronegócio; gestão financeira rural e visão de futuro e oportunidades regionais.
Leia mais:Já na listagem de palestrantes, nomes como Mauro Lúcio Costa, Maurício Fraga (Acripará), Alex Narciso, Francisco Victer, Erika Grandra, Hélio Moreira Jr., entre outros.
Para falar sobre o evento, os acadêmicos de Agronomia Ana Ruth Melo, Pedro Henrique Lima e Ricardo Moraes estiveram na tarde desta sexta-feira (23) na rádio Correio FM, representando a organização.
Segundo Ana Ruth, o evento, por limitação de capacidade, tem participação via inscrição feita previamente. “É um evento contínuo, que certamente ocorrerá também no próximo ano e que ganha mais força”, comemora. O evento irá proporcionar aos seus participantes uma integração entre os que já atuam no agronegócio há algum tempo e os que ainda estão em fase de preparação para entrar no mercado.
Alunos do campus de Xinguara, de cursos como o de Zootecnia, também estão confirmados na Agropec 2023. (Da Redação)