Correio de Carajás

Repórter Correio

Exército

Nesta sexta-feira, dia 23, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, grande unidade de emprego estratégico do Exército, iniciou a fase de “Simulação Viva” com um apronto operacional da Força de Prontidão (FORPRON), do Comando Militar do Norte. A atividade foi realizada no 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) e contou com aproximadamente 1.200 militares, três aeronaves, dois blindados (Guarani), nove embarcações, e várias viaturas operacionais de diversos tipos.

Exército II

Leia mais:

Na sequência, a FORPRON irá executar o adestramento de suas frações num exercício no terreno nas localidades de Marabá e Itupiranga, onde será avaliada na consecução de objetivos de adestramento em Operações em Ambiente de Selva, Operação Ribeirinha, Operações Aeromóveis e Operações Ofensivas e Operações Contra Forças Irregulares.

Fogo amigo?

A Justiça Militar está apurando se o tiro que matou o policial militar Edileno Américo, de 36 anos, em Cametá, nordeste paraense, partiu de um tenente da PM, identificado como Castro. Segundo a corregedoria da instituição, o laudo do disparo aponta que o tiro saiu de uma arma calibre ponto 40, que é arma padrão da polícia militar.

Fogo amigo? (II)

O promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, informou que denúncias apontaram que os criminosos que tentaram fugiram pelo rio Tocantins, estariam armados apenas com facas. Em imagens divulgadas nas redes sociais, mostram a vít1ma de frente para o rio, a primeira linha de investigação apontou que o tiro não partiu do rio, mas de trás da vítima.

Águia e Buritirama

Em comunicado feito via redes sociais do clube, a Diretoria do Águia de Marabá confirmou que está em negociação avançada com a Buritirama Mineração “para uma grande parceria que resultará em investimentos no clube e em uma parceria duradoura”. O comunicado assinado pelo presidente Sebastião Ferreira Neto é curto, sem maiores detalhes, mas promete maiores informações para breve.

Águia e Buritirama II

Ao longo da última semana teve grande repercussão um acordo similar da mesma empresa, que tem suas operações em Marabá, com o Clube do Remo, um dos grandes da Capital. Tal informação foi vista com crítica pelos torcedores do Águia, que entendem que a mineradora deveria, primeiramente, ter tal apoio esportivo com o time aqui da região.

Tecnored

A Vale anunciou, por sua assessoria, que nesta semana, que reuniu moradores da Vila Café, próxima ao Distrito Industrial de Marabá, na escola municipal João XXIII, para falar sobre oportunidade no mercado de trabalho. No local, a comunidade participou da ação itinerante para cadastro de profissionais que desejam concorrer às vagas que serão abertas na segunda etapa de implantação da Tecnored, primeira planta de produção de gusa verde que será construída no DIM.

Tecnored II

Segundo a empresa, a ação é fruto da articulação entre a Tecnored, Vale e a empresa IMC Saste Construções Serviços e Comércio, responsável pelas obras civis do projeto, e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), como parte da estratégia para ampliar a contratação de mão de obra local.

Gusa

A Tecnored é uma subsidiária 100% da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferro gusa de baixo carbono, por meio do uso de fontes de energia, como biomassa, gás de síntese e hidrogênio, que emitem menos CO2 que os processos tradicionais de fabricação de ferro gusa. As obras estão sendo realizadas no Distrito Industrial de Marabá.

Promotorias

Em edição do Diário Oficial do Pará do último dia 21, o procurador-Geral de Justiça César Mattar assina várias portarias promovendo remoções e promoções de vários promotores pelo critério de antiguidade. Algumas dizem respeito a nossa região. A promotora Alexssandra Muniz Mardegan, por exemplo, assume a 12ª Promotoria de Justiça Agrário de Marabá. Já o seu colega Alan Pierre Chaves Rocha foi removido para o cargo de 4º promotor de Justiça de Parauapebas. Bruno Saravalli Rodrigues também assume, naquela cidade, a 1ª Promotoria.

Sespa

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) publicou o edital nº 006/2023, referente a abertura do seu mais novo processo – que visa a contratação de 20 profissionais em cargos de níveis médio, técnico e superior. A remuneração ofertada aos servidores contratados varia de R$ 2.283,45 a R$ 4.696,37.