Correio de Carajás

Italiano se torna o primeiro homem a competir em equipes no nado artístico

Giorgio Minisini é parte do time italiano que disputa os Jogos Europeus, na Polônia

Equipe italiana nos Jogos Europeus — Foto: Reprodução/LEN

O nadador italiano Giorgio Minisini se tornou o primeiro homem na história a participar de uma competição principal por equipes no nado artístico, ao disputar os Jogos Europeus, que ocorrem em Cracóvia, na Polônia. A equipe italiana se classificou para as finais em segundo lugar.

Nas Olimpíadas de Paris 2024, homens poderão competir em equipes no nado artístico pela primeira vez.

Após a classificação, o italiano celebrou a conquista e se vê como inspiração para outros nadadores:

Leia mais:

– É um grande marco para o nosso esporte. Os garotos não vão precisar colocar mais limites nas suas ambições. Agora, eles podem sonhar com os Jogos Olímpicos, Mundiais e Campeonatos Europeus em todos os eventos. O esporte está se tornando mais inclusivo, e todos vão ganhar com isso – disse Minisini.

A Espanha terminou as classificatórias em primeiro lugar, com uma pontuação de 303.2751. Itália, com 275.4290 e Ucrânia, com 254.6542 fecharam as três primeiras posições. Completam as equipes classificadas para a final Israel, Suíça, Alemanha e Grã-Bretanha. Os Jogos Europeus são disputados em Cracóvia, na Polônia, de 21 de junho a 2 de julho de 2023.

Homens no nado artístico pela primeira vez em Paris 2024

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou em dezembro de 2022 que homens poderão participar de modalidades por equipes no nado artístico nas próximas Olimpíadas, em Paris. A decisão é parte da iniciativa do COI de igualar atletas masculinos e femininos.

O nado artístico faz parte do programa olímpico desde 1984, mas até então era uma modalidade exclusivamente feminina. A partir de Paris 2024, até dois competidores masculinos estarão autorizados a participar da categoria.

(Fonte:G1)