O sobrenome já é conhecido, mas o nome começou a ser escrito na história do automobilismo brasileiro neste domingo: Dudu Barrichello, mais novo vencedor da Stock Car em Cascavel. O paulista da Full Time disputa sua primeira temporada integral da categoria e obteve o inédito triunfo após ausentar-se de Tarumã devido a um forte acidente, e de passar por uma cirurgia para retirada de pedras nos rins. Sua trajetória no esporte, porém, remonta há exata uma década.
Filho do bicampeão da categoria e ex-F1 Rubens Barrichello, Dudu não é bem um rosto novo na Stock Car. Ele estreou de fato em 2021 no mesmo Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, para substituir o argentino Matías Rossi na Full Time. O colega não pôde viajar devido às restrições impostas na Argentina para conter a pandemia do coronavírus.
O jovem piloto foi 20º e 25º nas corridas 1 e 2. E ele estaria de volta na etapa de Curitiba; seu melhor resultado foi um nono lugar na corrida 2. O jovem Barrichello retornaria em 2022 para competir na Corrida de Duplas ao lado do pai: sua prova, porém, terminou precocemente devido a batidas.
Leia mais:
Em 2023, seu melhor resultado havia sido um 13º em Goiânia na abertura do campeonato. Dudu, porém, sofreu um acidente no retorno da Stock Car para a desafiadora pista de Tarumã; ele bateu na barreira de pneus da curva do Tala Larga e ficou fora da prova devido aos danos no carro. Depois, descobriu a existência de quatro pedras nos rins e teve que ser submetido a cirurgia.
O início da caminhada
Antes do retorno ao Brasil, Eduardo passou boa parte de sua carreira no automobilismo dos Estados Unidos: começou no kart em 2014 e estreou em carros de fórmula na temporada 2018 da Fórmula 4 americana. No ano seguinte, debutou na USF2000 – categoria que integra a base da Fórmula Indy. O vice-campeonato viria em 2020 com três vitórias, nove pódios e três pole positions.
Dudu migrou para a Europa em 2021 aos 19 anos, para disputar a Fórmula Regional Europeia (Freca), gerenciada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA). Ele foi 29º no campeonato e, no ano seguinte, mudou de equipe.
A bordo do carro da Arden, ele foi 11º na classificação de 2022 com um terceiro lugar na etapa de Spa-Francorchamps na Bélgica, obtido originalmente o quarto lugar antes da desclassificação de um rival. Novamente, as dificuldades de ajuste do carro minaram o ano do jovem.
Parceria de longa data
Hoje, Dudu corre na mesma equipe que seu pai Rubens Barrichello, a Full Time. Mas já não é de hoje que Rubens tem o filho como colega de equipe; o veterano da Stock Car correu com Dudu na edição 2015 das 500 Milhas de kart, no Brasil; em 2017, pai e filho venceram a prova.
Dudu é o primogênito da família Barrichello. Seu irmão caçula, Fernando – o Fefo -, competiu na temporada inaugural da Fórmula 4 Brasil em 2022 e corre atualmente na F4 espanhola.
A Stock Car retorna em 9 de julho com a quinta etapa da temporada, no Autódromo de Interlagos em São Paulo.
(Fonte:G1)