Correio de Carajás

Águia só empata com o lanterna e vê o Nacional se distanciar na ponta

Águia até tentou, mas não conseguiu furar a defesa do Trem jogando no Zinho Oliveira/Foto: Jordão Nunes

O Águia de Marabá entrou no estádio Zinho Oliveira na noite desta quarta-feira, 15, cheio de expectativas contra o Trem, contando com a vitória e secando o Nacional, para assumir a liderança do Grupo 1 da Série D do Campeonato Brasileiro, mas o time da casa não conseguiu criar e não marcou, empatando mais uma vez em casa, enquanto o Nacional venceu mais uma.

A equipe começou atacando para o lado direito, como é de costume, mas quem teve as melhores chances foi o visitante Trem, que desperdiçou três ótimas oportunidades antes dos dez minutos de jogo.

A primeira grande chance veio no início do jogo, numa batida de falta defendida por Axel Lopes. No rebote, o Trem acertou a trave. Dois minutos depois, o Maquinista teve outra grande oportunidade, no entanto o camisa 10, Edcleber, bateu para fora. Depois Axel, em um lance de indecisão, deixou nos pés de Leandro Cearense, mas para sorte dos donos da casa a finalização do Trem mais uma vez foi errada.

Leia mais:

O primeiro tempo era cercado de muitos erros técnicos e os dois times jogaram aberto. A primeira finalização aguiana veio com Castro, que em um chute cruzado, quase abre o placar. Depois disso, o azulão passou a ter mais a bola e também mais criação de jogadas. Em um contra-ataque promissor, Patrick, que retornou à titularidade da equipe, acabou desperdiçando um ótimo lance.

O Águia continuava a pressionar e em um bonito lance, Luan Parede quase faz de bicicleta. Alan Maia, Evandro e Danilo também arriscaram de fora da área, mas ambos os chutes passaram por cima do gol. O Águia continuou a finalizar de longa distância, o que não é habitual. Evandro deu um ‘chutaço’, mas o goleiro Eder foi no ângulo buscar, impedindo o primeiro gol da partida.

O Trem só voltou a assustar aos 35 minutos. Sem querer, o lateral foi cruzar, mas a bola foi na direção do gol e Axel colocou para escanteio. Aos 37, Marquinhos finalizou para fora e Axel acompanhou. Antes do apito final do primeiro tempo, Marquinhos teve mais uma finalização desperdiçada para o Trem, enquanto Luan Parede recebeu um passe de presente da zaga adversária, mas jogou fora mais uma oportunidade de tirar o zero do placar a favor do Águia.

Apesar das várias chances criadas para as duas equipes, o primeiro tempo permaneceu sem gols, frustrando as duas equipes, principalmente o torcedor aguiano, que acompanhava das arquibancadas.

O segundo tempo começou com uma mudança. O treinador interino, Gérson Sodré, pai de Mathaus, colocou Gabriel Agu no lugar de Danilo Cirqueira. A primeira finalização dos últimos 45 minutos veio com um bom toque de bola do azulão marabaense e Bruno Limão chutou por cima do gol.

Aos nove minutos foi a vez do Trem levar perigo, com uma bola cruzada na área, mas ela foi cabeceada para fora. No minuto seguinte, Evandro fez linda jogada, driblando dois marcadores, mas o chute saiu raspando a trave do Trem.

O Águia passou a dominar todos os lances, trocava passes com facilidade, porém a marcação do Trem dificultava próximo da área. Agu, que entrou bem, chutou mais uma de fora da área, Eder fez a defesa.

Aos vintes minutos, Gérson Sodré procurou oxigenar a equipe e de uma só vez fez três mudanças: Luan Santos, Alex Chander e Douglas Lima entraram e no primeiro ataque levaram perigo ao gol amapaense.

O Trem, que parecia entregue, voltou a assustar aos 27 minutos, em um rápido contra-ataque, mas pressionado, Wanderson chutou para longe.

Os minutos iam passando e o Águia sabia que o empate não era um bom resultado. Quando se trata de jogar no Zinho Oliveira e o Azulão se lançava com tudo para o ataque. As bolas cruzadas aconteciam com muita frequência, mas sempre esbarravam na zaga.

Os “Sodrés” também sabiam que o empate não era bom e o comandante fez a última substituição, sacou o zagueiro Rodrigo e colocou o meia Adauto. Logo no primeiro lance Adauto colocou na cabeça de Parede, o goleirão Eder fez um bonita defesa e evitou o gol marabaense.

Mesmo com todas as mudanças ofensivas, o Águia não conseguiu marcar e amarga seu segundo empate seguido em casa. O líder Nacional se tornou mais líder ainda ao vencer por 3 a 0 o São Francisco. No sábado, 17, o Águia viaja até o Amazonas para enfrentar o Nacional. O último jogo entre os dois foi 1 a 1, e o time marabaense perdeu um pênalti. (Márcio Aquino)