Concursos
No Pará estão abertas mais de 216 vagas para concursos públicos e com cerca de 78 destinadas aos processos seletivos simplificados. A Prefeitura de Medicilândia, a Universidade Federal do Pará (UFPA), Prefeitura de Cachoeira do Arari, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Fundação Hemopa), Força Aéreas Brasileiras e a Marinha do Brasil, são alguns dos órgãos que estão disponibilizando oportunidades. As vagas são para nível fundamental, médio e superior.
Concursos II
Leia mais:A remuneração pode variar entre R$ 1.215,50 e R$ 10,4 mil de acordo com o cargo e jornada de trabalho. As inscrições devem encerrar entre 15 de junho e outras devem permanecer até o final do mês. Para não perder a oportunidade, confira abaixo em detalhes como as vagas serão destinadas e como participar.
Transplantes
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA, registrou um aumento histórico de doação e transplantes de órgãos nos quatro primeiros meses deste ano. Entre os meses de janeiro a abril, foram realizados 190 transplantes, sendo 3 de fígado, 24 de rim, 163 de córneas. Esse procedimento de alta complexidade só foi possível de ser realizado devido ao ato generoso de 100 famílias paraenses, que autorizam a doação de órgão. Destas, foram captados 222 órgãos e tecidos, o que resultou em 190 transplantes, superando a marca do mesmo período dos últimos dois anos.
Lixo eletrônico
Mais de 9,5 toneladas de equipamentos e itens eletrônicos da Região Norte do Brasil foram recebidas, de janeiro a maio deste ano, por meio do Programa Computadores para Inclusão — uma iniciativa do Governo Federal a partir do Ministério das Comunicações (MCom). Somente no Pará foram 779 quilos arrecadados.
Lixo eletrônico II
Em todo o Brasil, a iniciativa do MCom recebeu 257 toneladas de equipamentos e itens eletrônicos em 2023. O Nordeste foi a região que mais arrecadou, sendo 114,1 toneladas no total. Em seguida estão: Sudeste, com 62,1 toneladas; Centro-Oeste, com 48,6 toneladas; Sul, com 10,9 toneladas; e Norte, com 9,5 toneladas. O Amapá foi o estado que mais teve itens que foram recondicionados ou tiveram uma destinação adequada, totalizando 3,2 toneladas. O estado do Tocantins coletou mais de 2,7 toneladas de eletrônicos; no Amazonas foram mais de 2,5 toneladas; e no Acre foram 303,6 quilos.
Feriadão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um total de cinco acidentes nas estradas e nas rodovias federais do Pará, durante a Operação Corpus Christi 2023. A ação encerrou às 23h59 do último domingo (11). O balanço foi divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (12). Os números representam uma redução de 74% em relação ao ano passado, quando foram registrados 19 acidentes.
Rodovias
Neste ano, três desses acidentes foram graves, quatro pessoas ficaram feridas, e duas pessoas morreram. De acordo com dados oficiais, foram fiscalizados 1.862 veículos e 2.192 pessoas. A operação iniciou à meia-noite da quarta-feira (7), na semana passada. Foram realizados 1.311 testes de alcoolemia, com um total de 36 autuações. As outras infrações mais observadas foram: a não utilização do capacete (62 autuações), do cinto de segurança (58 autuações), dos dispositivos para o transporte de crianças (18 autuações) e ultrapassagens indevidas (183 autuações).
Saúde
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluirá nos próximos meses o processo de produção da vacina Schistovac contra esquistossomose, que deverá estar disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS) no final de 2025. Esta é a primeira vacina do mundo contra essa doença parasitária que é considerada negligenciada. O nome é derivado do Schistosoma mansoni, verme causador da esquistossomose na América Latina e na África. A vacina é um projeto antigo da Fiocruz que está chegando à fase final este ano.
Gripe aviária
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou mais um caso de gripe aviária H5N1 no país. A atualização foi feita nesta segunda-feira (12) na plataforma oficial que monitora a doença no Brasil e eleva para 31 o total de casos confirmados em aves silvestres – a maioria na espécie conhecida como trinta-réis-de-bando.
Gripe aviária II
De acordo com a pasta, há ainda oito investigações em andamento, com coleta de amostras sem resultado laboratorial conclusivo. O primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre no Brasil foi confirmado no dia 15 de maio. O ministério segue alertando a população para que não recolha aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo.