Na noite da última quarta-feira (7), a 23ª Brigada de Infantaria de Selva comemorou seus 47 anos de implantação em grande estilo.
Com a missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social, a 23ª Brigada, que possui cerca de cinco mil militares, entre homens e mulheres, celebrou mais um ano de trabalho desenvolvido na região.
Com a presença de militares, representantes das demais Forças Armadas, representantes do Poder Executivo e Legislativo, e sociedade civil, a comemoração foi de verdadeira celebração pelo trabalho realizado nas últimas décadas.
Leia mais:“É uma satisfação muito grande estar aqui. A 23ª Brigada já fez muito pelo nosso Brasil e pelo nosso Estado. Não poderia deixar de vir aqui para essa comemoração”, disse o Comandante Militar do Norte, general de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro.
Para ele, a missão da instituição é defender a Amazônia Oriental e, nos últimos anos, a tecnologia evoluiu muito e hoje os batalhões contam com um material de primeira linha.
Visita do comando
A visita do Comandante Militar do Norte, general de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro e comitiva, vindo de Belém para visita de rotina à 23ª Brigada de Infantaria de Selva, iniciou com um deslocamento fluvial onde na oportunidade o general conheceu parte da região de Marabá, e assistiu a uma demonstração de Operação Ribeirinha na Seção Fluvial do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS).
Nos dias seguintes, Luciano Guilherme conheceu o Quartel-General Integrado e as demais Organizações Militares da guarnição, onde lhe foram apresentados os principais Materiais de Emprego Militar (MEM) utilizados e assistiu às demonstrações de atividades que serão apresentadas na Operação CORE 2023.
Por fim, o comandante ministrou uma palestra para todos os oficiais, subtenentes e sargentos da Guarnição de Marabá e, na oportunidade, parabenizou a todos integrantes da brigada pelo excelente trabalho desenvolvido nessa região da Amazonia Oriental e relembrou a todos da missão constitucional do Exército Brasileiro. (Da Redação)