A Câmara Municipal de Nova Ipixuna, a 50 quilômetros de Marabá, lançou na sexta-feira (2) a Escola do Legislativo e a primeira edição do Projeto Constituição em Miúdos. O objetivo da escola é oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas.
Na prática, a entidade deverá promover a ambientação de vereadores em início de mandato e a qualificação frequente dos servidores e terceirizados. Também é papel dela desenvolver ações de educação para a cidadania, aproximando a sociedade do parlamento. Outro ponto importante é o desenvolvimento de ações do Memorial da Câmara e a manutenção de uma biblioteca legislativa.
A cerimônia aconteceu no Plenário e foi conduzida pelo presidente da Câmara de Nova Ipixuna, Eduardo Rodrigues da Silva, contando também com a presença da prefeita Maria das Graças. Estiveram presentes, ainda, o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá, Rodrigo Botelho, além de outros vereadores e secretários municipais de Nova Ipixuna e Marabá. A nível estadual, participaram representantes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Leia mais:Gisela Romariz, coordenadora administrativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará, disse que a Alepa valoriza o esforço de cada Câmara Municipal em promover a educação cidadã, e que por isso o deputado Chicão, presidente da Casa, enviou uma representação ao evento em Nova Ipixuna. “Nossa intenção é melhorar a vida dos cidadãos paraenses através de políticas públicas democráticas. Os jovens desta cidade vão fazer se aprofundar na Constituição Federal de forma lúdica, por meio de uma ação da Câmara desta cidade”, elogiou.
O vereador Ilker Moraes, de Marabá, esteve no evento e reconheceu a relevância do projeto Constituição em Miúdos em Câmaras Municipais, parabenizando servidores que atuam em sua realização, tanto em Marabá quanto em Nova Ipixuna. “Ao abrirmos um diálogo sobre educação cidadã, estamos mostrando às crianças e jovens seus direitos e deveres na sociedade. Em Marabá, nas próximas eleições, certamente vamos ter candidatos que passaram pelo Constituição em Miúdos nas escolas. Isso nos enche de orgulho e nos engrandece”, observou o vice-presidente da CMM.
A prefeita Maria das Graças disse que ficou feliz ao receber as primeiras informações sobre a implantação da Escola do Legislativo e do projeto Constituição em Miúdos em Nova Ipixuna. “Às vezes, os direitos se confundem e com esse projeto, os estudantes poderão aprender quais são eles e ainda os seus deveres. Essa temática precisa ser trabalhada em todos os ambientes, tanto na escola quanto em casa”, disse ela.
O presidente da Câmara Municipal de Nova Ipixuna, Eduardo Rodrigues, agradeceu a parceria da Câmara de Marabá e aos vereadores de sua cidade que ajudaram na elaboração e aprovação do projeto de criação da Escola do Legislativo. “Eu vou participar ativamente dessa escola e tenho certeza que teremos êxito com esse projeto. Queremos aumentar ainda mais a parceria com a Câmara de Marabá”. (Da Redação com informações da Ascom/CMM)