A preocupação com o aprendizado dos alunos e em oferecer estrutura para que eles possam evoluir alçou Curionópolis ao destaque no cenário paraense da educação básica.
O município tem ficado à frente de vizinhos – como Marabá e Canaã dos Carajás – no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), apresentando uma impressionante média de 5,4, superando a de Belém (5,0), capital do estado, e até mesmo a nacional (5,25). Mais impressionante é observar esse resultado no contexto do Estado do Pará, que apresenta uma média de 4,55.
Na região, Curionópolis se mostra bem melhor colocado que Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, municípios que apresentam, respectivamente, 4,8 e 4,4 de média no IDEB. Também supera Marabá, que tem 5,0 de média, e disputa diretamente com Parauapebas, que tem os mesmos 5,4 de média que Curionópolis, ainda que tenha uma quantidade muito superior de recursos em caixa devido à exploração de minérios.
Leia mais:Conforme a secretária de Educação, Gerlane Santos, a Educação tem sido prioridade no governo da prefeita Mariana Chamon. Ela relata que no início do mandato a gestão realizou um diagnóstico do cenário educacional e o resultado foi devastador. “Encontramos escolas sucateadas, alunos fora da escola, turmas de Educação de Jovens e Adultos fechadas e alunos com aprendizagem comprometida”.
O primeiro enfoque foi combater a evasão escolar – que foi fortalecida com a pandemia de covid-19. “Imediatamente começamos uma força-tarefa para melhorar as condições de trabalho dos servidores e aprendizagem dos alunos. Fomos às ruas e matriculamos mais de 3 mil estudantes, passamos de pouco mais de 4 mil alunos para mais de 7 mil alunos”, relembra.
Além disso, explica, foi realizada a recomposição da aprendizagem dos alunos no contraturno, com aulas de reforço para aqueles que apresentavam dificuldades em acompanhar as turmas. “Um diagnóstico bimestral passou a ser feito na rede municipal para aferir a aprendizagem e intervenções ocorreram a partir dos resultados”, relata Gerlane.
Em termos de infraestrutura, todas as sete escolas do município foram reformadas: Colégio Betel Brasileiro, Adventista Maranata, Nossa Senhora das Graças, José Rodrigues, São Benedito, Floriza Ribeiro e Sandra Noleto.
Além disso, cinco novas escolas foram construídas, sendo duas delas já entregues: Escola Municipal Rita Lima, no Distrito de Serra Pelada, e em Curionópolis a Creche Municipal Dinalice Oliveira. Agora, aguardam o momento da inauguração definitiva as escolas Juscelino Kubistchek e Santos Dumont, além da Creche José Maria Paixão. “Sabemos que ainda estamos com muitos desafios, mas estamos recebendo o resultado do trabalho coletivo abraçado por todos: Governo, comunidade, família, escola e alunos”, celebra a secretária de Educação.
Servidores constatam mudanças positivas
O trabalho não se limita apenas à entrega de prédios, como explica a servidora Erinelde Lopes Herculano, diretora da Escola Municipal Juscelino Kubitschek. De acordo com ela, a gestão tem garantido também a merenda de qualidade e o transporte escolar aos alunos de bairros adjacentes e da zona rural.
Outro ponto destacado pela diretora é a atenção dada à inclusão dos alunos com deficiência, que pode ser vista, inclusive, na acessibilidade das escolas, com a presença de rampas e pisos táteis por todos os prédios.
“Fazendo uma retrospectiva sobre a educação do nosso município, fica impossível não reconhecer que a gestão municipal tem como prioridade valorizar o aprendizado dos alunos com políticas públicas que viabilizaram alcançar metas para ter uma educação de qualidade”, afirmou Erinelde Lopes.
Alunos voam alto com a educação de qualidade
A Escola Municipal Santos Dumont teve uma das suas alunas, Yasmin Medeiros Firmo, de 10 anos, como um dos destaques no IDEB. Ela teve a oportunidade de acompanhar de perto a evolução na qualidade de ensino da região. “Na minha opinião, a educação do município deu uma alavancada, porque antigamente nós tínhamos escolas defasadas”, diz Yasmin, acrescentando sentir-se privilegiada pela educação de qualidade e escolas com “cara nova”.
A estudante destacou que agora os alunos e professores têm acesso a salas de aula climatizadas, além de laboratórios de informática e ginásios adequados para as práticas esportivas diversas. A combinação desses fatores garante que as crianças e adolescentes da região tenham acesso a uma educação digna e consigam desenvolver suas habilidades nas mais diversas áreas.
Ara Helena, mãe de Arthur Gael, que está tendo seu primeiro ano com aulas de informática, vê com bons olhos a mudanças na educação e percebe a melhoria no dia-a-dia. “Eu já recebi elogios das professoras falando do avanço do meu filho, que melhorou bastante na escrita e na leitura”, afirmou, orgulhosa. A mãe atribui essa melhora à infraestrutura das escolas, que ela considera essenciais no processo de aprendizado das crianças.
Um dos estudantes do nono ano na Escola Juscelino Kubistchek, o jovem Caio Henrique Souza da Silva, recebeu no ano passado honra ao mérito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No entanto, o jovem ainda não está satisfeito com o resultado e pretende evoluir. “Esse ano estou me preparando melhor, estudando mais e ampliando meus conhecimentos para conseguir ser medalhista de ouro na OBMEP 2023”, afirmou Henrique.
Jovens como Henrique, Yasmin e Arthur demonstram a necessidade e os benefícios de uma educação básica de qualidade. Os estudantes precisam de uma infraestrutura que lhes garanta uma base – que envolve prédios, transporte e alimentação de qualidade – para que eles possam desenvolver as próprias habilidades e, sobretudo, ter motivação para continuar estudando. É um conjunto de ações que consegue combater a evasão escolar e melhorar os índices sociais do Município. (Clein Ferreira)