A Prefeitura de São Joaquim, em Santa Catarina, vai abrir uma nova licitação em mais uma tentativa de construir a rua mais sinuosa do mundo. O objetivo é desbancar a Lombard Street, na Califórnia, e obter o reconhecimento do Guinness Book, o livro dos recordes.
Em 2022, a prefeitura chegou a realizar duas licitações para a construção do “Complexo Turístico da Rua Sinuosa”, mas não houve interessados. Já no início de 2023, o governo estadual decidiu retirar os recursos que haviam sido destinados para obras não iniciadas, incluindo o projeto da rua sinuosa.
Mesmo assim, a Prefeitura de São Joaquim decidiu relançar o edital, desta vez com recursos próprios do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). O investimento é estimado em R$ 3,7 milhões, e a licitação está marcada para esta quinta-feira (1º).
Leia mais:O projeto
De acordo com a administração municipal, o projeto da rua sinuosa será a maior obra turística da história de São Joaquim. A princípio, a obra foi projetada com nove curvas, que depois subiram para dez — duas a mais que a Lombard Street, em São Francisco.
Além das curvas, o complexo contará com um mirante, um “balanço infinito”, um pergolado, uma nova escadaria para pedestres, uma fonte de água e “o mais arrojado projeto paisagístico já realizado em São Joaquim”.
“A rua sinuosa vai ser de grande valor turístico para São Joaquim e para a Serra Catarinense. Vamos ter um equipamento turístico para as pessoas passarem e aproveitarem cada vez mais a cidade. Sabemos que temos várias belezas naturais, mas nada como ter um atrativo na cidade”, declarou o prefeito Giovani Nunes em abril de 2022, antes do lançamento do primeiro edital.
“Agora com essa envergadura e com essa grande mídia, vamos entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a rua mais sinuosa do mundo”, completou.
Lombard Street
Com oito curvas fechadas ao longo de um morro em São Francisco, na Califórnia, a Lombard Street é reconhecida pelo Guinness como a rua mais tortuosa do mundo.
“Embora muitas estradas tenham curvas com frequência, só uma seção de 400 metros da Lombard Street contém tantas curvas fechadas em uma distância tão curta – um total de 1.440 graus em apenas 400 metros”, descreve o livro dos recordes.
A rua atrai vários turistas no estado e já até apareceu no filme “Um Corpo que Cai”, de Alfred Hitchcock.
(Fonte: BHAZ)