Um pouco antes das 14h desta segunda-feira (29), bombeiros localizaram o corpo de Marcos Aurélio de Souza, o “Choquito”. Ele estava desparecido desde a tarde de domingo (28), quando se envolveu em um naufrágio em uma moto náutica (chamada popularmente pelo nome da marca Jet Ski), em Marabá. Por outro lado, o pequeno Lucas Gabriel Ribeiro Alves, de apenas 6 anos, ainda permanece desaparecido. Outras duas crianças conseguiram escapar.
O corpo do rapaz foi encontrado à altura da Colônia de Pescadores Z-30.
Conforme divulgado anteriormente por este CORREIO, Marcos Aurélio estava com três crianças brincando no Rio Tocantins em um Jet Ski. Em determinado momento a pequena embarcação virou.
Leia mais:De acordo com o relato de Edson Pereira de Souza, pai de Choquito, uma das crianças nadou até a embarcação, enquanto o rapaz conseguiu salvar outro menino e deixa-lo em segurança no Jet. Foi então que ele voltou para salvar o terceiro garoto, mas não foi mais visto.
Seu Edson, que mora na Nova Marabá e trabalha com refrigeração, lembra que o filho era bom nadador, por isso ele não sabe o que pode ter ocorrido exatamente. Ele supõe que Choquito possa ter sofrido uma cãibra ou engolido água.
O caso se registrou no Rio Tocantins, em frente ao Balneário Água Fria, nas proximidades do Geladinho, onde as famílias estavam acampadas, conforme explicou Edson Souza. Ele confirmou também que nem seu filho nem as crianças usavam coletes salva-vidas.
SEM MERGULHADOR
Por sua vez, o coronel Felipe Galúcio, comandante do Corpo de Bombeiros em Marabá, explicou que as buscas estão sendo feitas por uma embarcação com três militares, mas Marabá não dispõe de mergulhadores. Esse profissional fica concentrado no 1º Grupamento Marítimo Fluvial (1º GMAF), em Belém, e são enviados para as demais localidades de acordo com as demandas.
Anteriormente, o Corpo de Bombeiros de Marabá chegou a ter três mergulhadores, mas um foi para a reserva e outros dois transferidos para Belém e para outro município. Com isso, Marabá ficou sem nenhum mergulhador e todo o equipamento foi levado de volta para o 1º GMAF. De todo modo, o cadáver de Marcos Aurélio foi encontrado durante as buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros.
(Chagas Filho, com informações de Josseli Carvalho)