Um caminhoneiro foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite deste domingo (21), na Rodovia Transamazônica (BR-230), próximo a Altamira, na região sudoeste do Pará, com mais de 200 kg de cocaína escondidos em uma suposta carga de livros didáticos.
De acordo com o agente Gramelisch, a abordagem aconteceu no km 630 quando os agentes perceberam que o para-brisa estava trincado na área de visão do motorista.
Ao ser abordado, inicialmente ele afirmou que não transportava nada no veículo. Os policiais, contudo, descobriram haver caixas escondidas em meio a uma lona. Na tentativa de despistar os policiais, o condutor chegou a alegar que estava transportando livros para Marabá, no sudeste paraense, e que receberia R$ 1 mil pelo frete. Desconfiados, os policiais verificaram os pacotes e encontraram 210 kg de cocaína divididos em 150 tabletes.
Leia mais:O motorista foi autuado em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil local. Dada a quantidade de droga, a polícia acredita que Marabá não era o destino real da carga e que o condutor tenha mentido para evitar penas mais severas. “Falar que é para Marabá é muito mais conveniente do que dizer que estaria indo para o Nordeste, por exemplo. Porque se você for pego saindo do Pará e indo para o Nordeste essa pena seria muito maior”, informa Gramelisch, referindo-se à possibilidade de se tratar de tráfico interestadual.
O valor estimado da droga apreendida é de mais de R$ 8 milhões. O caminhão e a cocaína foram encaminhados para o pátio da Delegacia de Polícia Civil de Altamira, enquanto as investigações continuam. O motorista deverá responder pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena pode ultrapassar 15 anos. (Antonio Barroso – Freelancer)