O Disque Denúncia de Marabá, através do Centro de Segurança Integrada do Sudeste do Pará, informou por meio de um relatório que no que tange a crimes contra crianças e adolescentes, o município liderou na quantidade de denúncias na região. Os números foram divulgados neste mês de campanha pela conscientização contra o abuso e a exploração sexual infantil e fazem referência ao ano de 2022.
Ao todo, foram 53 denúncias. Delas, a maioria é oriunda do Núcleo Nova Marabá, seguido da Marabá Pioneira e Bairro Liberdade, no Núcleo Cidade Nova. Quanto à tipificação criminal, os maus-tratos foram os mais comuns, somando 39. Em seguida, aparecem 23 casos de abandono, cinco de estupro e quatro de corrupção de menores.
Em quase 13 anos, entre o período de 1º de janeiro de 2010 a 21 de novembro de 2022, foram registadas 3.499 denúncias. Deste total, Parauapebas lidera os casos com 1.866 e Marabá segue logo atrás, com 1.433.
Leia mais:O relatório reúne denúncias referentes a diversos crimes contra criança e adolescente, como maus-tratos, corrupção de menores, abandono, estupro, prostituição infantil, venda de bebidas alcoólicas a menores, presença deles em casas noturnas, sequestro simples e cárcere privado, sedução, favorecimento a prostituição/lenocínio, trabalho forçado, suspeita de cativeiro, tráfico de menores, exploração sexual, pedofilia, violência contra criança ou adolescente PCD, criança e adolescente infrator, maus-tratos a estudantes e negativa de embarque a estudantes.
Ao CORREIO, a coordenadora do Disque Denúncia do Sudeste do Pará, Helen Cristina Machado, explicou que os relatórios são realizados anualmente e, desde 2010, os dados são divulgados visando contribuir com os órgãos competentes.
Vale ressaltar que as ligações realizadas para a entidade são 100% anônimas e sempre repassadas para os órgãos fiscalizadores. Existe a possibilidade de denunciar através do número telefônico (94) 3312-3350, pelo WhatsApp (94) 98198-3350 ou no aplicativo oficial que pode ser baixado pesquisando por “Disque Denúncia Sudeste do Pará” nos aparelhos com sistemas Android e IOS. (Thays Araujo)