Correio de Carajás

Escritor marabaense lança novela juvenil na próxima sexta

Airton Souza visitou a redação do Correio e falou sobre a obra que acaba de sair do prelo

A obra “Os dias dentro da saudade”, do escritor marabaense Airton Souza, destinada ao público juvenil, será lançada nesta sexta-feira, 26. A ficção é contada a partir do desaparecimento do sábado e a saída dos outros dias da semana (que ganham vida e viram personagens ao longo da narrativa) do calendário para ir em busca do sétimo dia. Com a obra, Airton trabalha o imaginário infanto-juvenil.

De acordo com o escritor, que esteve na redação do CORREIO na manhã desta segunda-feira, 22, a história é, também, uma reflexão sobre a relação do pertencimento ao tempo, aos dias. “A ideia é essa, discutir essa questão relacional com o tempo, o processo de complexidade da gente com o tempo, com o tempo entre si também, por isso que o título é: ‘Os dias dentro da saudade’”, explicou.

Inicialmente, o livro infantil teria uma proposta de ser um pouco menor, mas a história foi crescendo e ganhando vida. Ao final, a obra será lançada com 89 páginas, divididas em 10 partes, deixando de ser classificada como infantil e passando à categoria juvenil.

Leia mais:
O escritor presenteou o jornalista Ulisses Pompeu com um exemplar autografado

O escritor marabaense acumula 47 livros e 120 prêmios em sua trajetória. Este, escrito há seis anos, é uma das suas primeiras obras juvenis com um número maior de páginas. Em 2017, o livro foi finalista do II Prêmio Infantil Letrinhas Brasileiras e, em 2023, vencedor da Jornada Sociocultural 50+50 da Transamazônica e BR-163. O recurso que possibilitou o lançamento veio também em 2023, por meio de um edital da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), em parceria com a Secretaria de Cultura do Pará (Secult).

O livro é publicado pela Arca Editora, de Belém, e ilustrado por Felipe Tognoli, artista de São Paulo.

O lançamento ocorre nesta sexta-feira, 26, às 19h30, na Galeria de Arte Vitória Barros, localizada na Avenida Itacaiunas, bairro Novo Horizonte, núcleo Cidade nova. Por ser uma produção independente, cada exemplar custa um valor fixo de R$ 30,00 e poderá ser adquirido no dia do lançamento. Além da data, poderão ser adquiridos, também, pelas redes sociais de Airton Souza. (Ulisses Pompeu e Laura Guido – estagiária)

Instagram: @airtonsouzza
Facebook: Airton Souza