Correio de Carajás

Mulher fica parcialmente cega após sofrer queimadura de sol nos olhos

A americana Dana Galiano, 47 anos, notou manchas marrons nos olhos após passar horas na praia, sem óculos de sol

Foto: Dana Galiano/ Arquivo pessoal

Assim como o protetor solar, o uso de óculos escuros na praia é indispensável pera a saúde dos olhos. A americana Dana Galiano, 47 anos, nunca teve o hábito de usá-los e passou por apuros depois de um final de semana que deveria ter sido de descanso.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, Dana contou ter ficado parcialmente cega por algumas horas após sofrer uma queimadura nos olhos em julho de 2022, quando viajava de férias com a família.

Depois de uma dia na praia, lendo suas revistas favoritas, ela começou a sentir dor e uma sensação de queimação e irritação nos olhos, como se eles estivessem cheios de areia. Ao chegar em casa, notou uma pequena mancha marrom no olho direito.

Leia mais:

“Nem sempre uso óculos de sol e comecei a sentir quase como uma queimação no olho. Não era como uma alergia, era uma queimadura real”, disse Dana.

Embora a sensação fosse desconfortável, a americana apenas lavou o local com água corrente, tomou um remédio anti-inflamatório e aguardou pelo alívio dos sintomas. Mas, no final de semana seguinte, após passar algumas horas na praia, Dana notou o aparecimento de uma nova mancha no olho esquerdo.

O que é fotoceratite?

O quadro foi diagnosticado pelos médicos como fotoceratite, um tipo de queimadura na córnea causada pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (UVA e UVB). Os sintomas também podem incluir vermelhidão, dor e inchaço, produção excessiva de lágrimas, dificuldade para abrir os olhos, visão turva, sensibilidade à luz e sensação de areia no olho.

“Os médicos disseram que eu tinha uma queimadura permanente no olho, que isso iria piorar caso continuasse a não usar óculos de sol”, conta. Segundo Dana, o oftalmologista avisou que a mancha poderia eventualmente ficar maior e ela poderia perder a visão.

A dor nos olhos passou, mas ela afirma que desenvolveu mais sensibilidade à luz e tem um pouco mais de dificuldade para enxergar. Ela passou a usar óculos de grau com mais frequência para lidar com a hipermetropia, embora o médico não tenha confirmado a relação com a queimadura nos olhos.

(Fonte: Metrópoles)