Esta semana em que a Defensoria Pública do Estado do Pará completou seus 40 anos de existência. Em Marabá, a sede regional comemorou essa festiva data, por meio de uma grande ação de cidadania. Do dia 8 até quinta-feira (11), todas as presas e presos de todas as casas penais tiveram atendimento jurídico assegurado.
Uma equipe de mais de 20 pessoas, entre defensores (as) e assessores analisaram os processos e tomaram as providências cabíveis, como pedidos de progressão de pena, de pedido de liberdade provisória, e de presos doentes necessitando de atendimento médicos.
A equipe do balcão de direitos da Defensoria estava presente, proporcionando cidadania aos presos (as) por intermédio da confecção de documentos. “Considero que essa ação de cidadania, que atendeu mais de mil presos representou um marco na história na instituição, principalmente, porque não temos registro de que a regional de Marabá tenha atendido todos os presos do seu complexo penitenciário em uma semana”, relata Allysson Castro, defensor público. (Da Redação)
Leia mais: