Correio de Carajás

Audiência pública do MP discute problemas ambientais em Parauapebas

Especialistas e representantes do Poder Público estiveram presentes na audiência

O Ministério Público do Pará (MPPA) promoveu, na tarde desta quarta-feira (3), uma audiência pública para debater água e saneamento. O evento, organizado pela 6ª Promotoria de Justiça de Parauapebas, teve como objetivo discutir os problemas ambientais apontados pela população do município e aconteceu no auditório da promotoria, localizado na rua C, Bairro Cidade Nova.

Especialistas em meio-ambiente e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas (SEMMA), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (PROSAP) expuseram dados e discutiram os desafios a serem enfrentados com relação ao abastecimento de água, poluição por queimadas, coleta de esgotos e áreas alagadas.

Durante a audiência, também foram discutidas as formas de conscientização da população sobre a importância de preservar os recursos hídricos e o meio-ambiente em geral. A participação social foi bastante evidenciada, com destaque para a importância da contribuição da população para o sucesso das políticas de saneamento do município.

Leia mais:

O promotor de Justiça Arthur Diniz Ferreira de Melo avaliou como positiva a audiência pública e afirmou que os encaminhamentos serão tratados com as autoridades competentes para que as ações necessárias sejam realizadas o mais breve possível. (Clein Ferreira)