Nesta semana passou a circular em redes sociais e em grupos de aplicativos de troca de mensagens instantâneas, em Marabá, um vídeo de uma suposta agressão por parte de agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (DMTU) a um condutor no Bairro Liberdade.
Hoje, terça-feira (18), o diretor do órgão, Jocenilson Silva, negou que tenha havido agressão e afirmou que o condutor foi contido porque estava portando uma arma branca e teria avançado para cima de um dos agentes.
No vídeo é possível ver cinco agentes do DMTU em torno de uma motocicleta e de um homem. Bem no início das imagens, percebe-se um dos servidores se abaixando, possivelmente para levantar a motocicleta deitada no chão. Em seguida, o condutor se movimenta e os demais agentes se movimentam para perto dele.
Leia mais:As imagens foram gravadas do interior de um automóvel. O responsável pelo vídeo passa pela cena filmando, estaciona mais a frente, desce do carro e retorna ao ponto onde acontece a abordagem, dizendo: “filmar os caras batendo ali no…”.
Quando ele se aproxima, no entanto, os agentes já estão em torno do guincho, no qual está sendo colocada a motocicleta. É possível ver que a confusão fez vários pedestres pararem para acompanhar o desfecho.
Nesta manhã, durante coletiva de imprensa acerca da Semana do Trânsito, o diretor do órgão afirmou que houve violência por parte do condutor e que este chegou a ser apresentado na 21ª Delegacia de Polícia Civil.
“Neste vídeo, ao ser abordado pela equipe do DMTU que constatou que ele tinha infração de trânsito que resultaria em remoção do veículo, o condutor agiu da violência para não levarem o veículo. Sacou uma faca e partiu pra cima de um agente. Foi preciso os colegas conterem o agressor e o encaminharem para a delegacia”, relatou.
Explicou, ainda, que os agentes municipais de trânsito têm como principal atribuição fiscalizar parada, circulação e estacionamento, mas diante do pequeno efetivo do estado, responsável pela fiscalização de documentação do condutor e do veículo, foi firmado um convênio credenciando os agentes do DMTU para fazerem também essa fiscalização.
O Portal Correio de Carajás entrou em contato com a direção da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil questionando acerca do procedimento instaurado em relação ao condutor, que não teve a identificação divulgada até o momento. A Reportagem aguarda o retorno. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes)