Correio de Carajás

Chamonzinho pede a Helder fornecimento de água nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia

Cerca de 30 mil pessoas residentes em uma das áreas mais populosas de Marabá vivem sem qualquer atendimento de rede de água e de esgoto nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia, as populares ‘Coca-Cola’ e ‘Fanta’. O problema precisa ser finalmente encarado e solucionado. É o que cobra o deputado estadual Chamonzinho (MDB), o qual levou o assunto diretamente ao governador Helder Barbalho em audiência que manteve com ele esta semana.

A reunião foi no dia 24 de abril, em Belém, quando Chamonzinho esteve acompanhado da prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon. Na pauta, assuntos de interesse dos municípios onde ele tem atuação.

“Eu pedi ao governador Helder que pudesse determinar ao presidente da Cosanpa, que sejam designados técnicos da companhia para realizarem um amplo levantamento e diagnóstico, com vistas à implementação de sistema de abastecimento de água nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia. Entendo que uma enorme parcela da população de Marabá, ali residente, não pode mais ficar de fora desse atendimento. São bairros consolidados”, explica Chamonzinho ao Correio de Carajás.

Leia mais:

 

MOÇÃO

O tema também foi levado ao plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O deputado, que representa a nossa região, protocolou a Moção nº 487-2023 por meio da qual solicita aquele poder que oficie ao Governo do Pará, sugerindo formalmente a providência junto à Companhia de Saneamento do Estado do Pará.

“No caso do Município de Marabá, vale registrar o sensível crescimento populacional dos bairros Nossa Senhora Aparecida (Coca) e Araguaia (Fanta), que não possuem água potável de qualidade para atender suas necessidades diárias. Os moradores utilizam sistemas precários de abastecimento, nos quais, na maioria das vezes, a água é imprópria para o consumo humano. Diga-se que a população desses bairros é de aproximadamente 33 mil habitantes, que se beneficiarão com a ampliação do sistema de abastecimento de água para dar-lhes cobertura”, diz trecho do documento.

Como resultado da audiência, o governador Helder telefonou prontamente para o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes, dando os encaminhamentos e determinando as providências no sentido do que foi proposto por Chamonzinho. (Da Redação)