Correio de Carajás

Ibope mostra subida de Helder para 47% e mudança no 2º colado

Na segunda rodada de pesquisa do Ibope para governador do Pará, já depois do período de campanha nas ruas, Helder Barbalho (MDB) confirmou sua liderança e subiu para 47% das intenções de voto. Na segunda colocação, inversão em relação ao levantamento anterior e o candidato da situação, Márcio Miranda (DEM), aparece com 15%, contra Paulo Rocha (PT) que permanece nos 13% de antes. Cléber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) têm 2% cada.

Helder Barbalho pertence à Coligação “O Pará Daqui Pra Frente” (MDB, PR, PSC, PSD, PP, PTB, PROS, PSL, PHS, PRB, PMB, DC, Patriota, Podemos, PTC, Avante); Márcio Miranda na Coligação “Em Defesa do Pará” (DEM, PSDB, PDT, PMN, PPS, PRP, PSB, SD) e Paulo Rocha concorre pela “Pra Viver em Paz” (PT, PCdoB).

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 16 de setembro e contratado pela TV Liberal que fez a divulgação na noite de ontem (17), em um dos seus telejornais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, tendo sido ouvidos 812 eleitores de todas as regiões do Estado. O nível de confiança é de 95% de chance de corresponder ao momento eleitoral. O registro na Justiça está com os números: TRE: PA-05447/2018 e TSE: BR-08454/2018.

Leia mais:

COMPARATIVO

No levantamento anterior, feito de 15 a 19 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Helder Barbalho, 43%; Paulo Rocha, 13%; Márcio Miranda, 11%; Cléber Rabelo, 3%; Fernando Carneiro, 3%; Brancos/nulos, 17%; Não sabe/ Não respondeu, 10%.

ESPONTÂNEA

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte no levantamento feito entre 13 e 16 de setembro:

Helder Barbalho (MDB): 27%

Márcio Miranda (DEM): 6%

Paulo Rocha (PT): 3%

Cléber Rabelo (PSTU): 0%

Fernando Carneiro (PSOL): 0%

Brancos/nulos: 13%

Não sabe/ Não respondeu: 48

 

ELEITORES

O Pará tem 5.499.283 eleitores aptos a votar no dia 7 de outubro, nas eleições de 2018, nos 144 municípios do Estado, segundo dados oficiais divulgados ontem, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em relação às eleições de 2014, este ano o número de eleitores aumentou em 310.833 pessoas.

Em todo o Brasil, 147.302.354 eleitores poderão votar nos representantes políticos de sua escolha. Este ano, além de eleger o novo presidente da República, em cada estado os eleitores poderão escolher dois senadores da República e o governador. Elegerão também deputados federais e estaduais.

No Pará, em 38% dos municípios (54 cidades) os eleitores estão cadastrados para registrarem seus votos pelo sistema biométrico. Como esse sistema foi implantado primeiramente nos maiores municípios, o número de eleitores paraenses que irão votar com identificação por biometria chega a 3.492.534, ou 63,5% do total. Em outros 90 municípios não foi implantado esse tipo de sistema, segundo o TSE. (Da Redação)