A partir de agora, o Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues de Marabá (Cipiar) passa a ser Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI). A mudança foi divulgada no Diário Oficial dos Municípios desta segunda-feira, 24.
De acordo com o Decreto nº 387, de 20 de abril de 2023, assinado pelo prefeito Tião Miranda, o ILPI está na modalidade de acolhimento institucional, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Assuntos Comunitários, possuindo característica residencial, acolhendo idosos a partir de 60 anos, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência.
O local acolhe e garante proteção integral aos idosos, contribuindo para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos. Além disso, promove acesso à rede socioassistencial aos demais órgãos do sistema de garantia de direitos, como: moradia, alimentação, vestuário, higienização, atendimento de enfermagem, social, pedagógico, fisioterapêutico e psicológico, educação física, atividades culturais e de lazer.
Leia mais:Localizado no Bairro Novo Horizonte, atualmente o Cipiar conta com 20 idosos institucionalizados e 59 profissionais se revezam dia e noite no cuidado com eles. Na equipe técnica atuam pedagoga, psicóloga, enfermeira, assistente social, educador físico e médico. (Ana Mangas)