Com quatro anos seguidos de redução da criminalidade do Estado do Pará, a Polícia Militar tem feito um trabalho contínuo de investimento e melhoria nas condições de trabalho dos policiais. Os três primeiros meses de 2023 foram os que mais tiveram redução, se comparado ao melhor ano, que foi 2022.
Durante passagem pelo município de Marabá, por ocasião do aniversário da cidade, o comandante-geral da força no Pará, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, afirmou que nos próximos quatro anos a previsão é de construção de 45 novos quartéis em todo o estado.
“Além disso, queremos implantar as câmeras corporais nos coletes dos nossos policiais, que garantem mais segurança para o trabalho e respaldo nas atuações. Também estamos adquirindo mais de dez mil novas pistolas e 250 novos fuzis, que serão distribuídos em todo o Pará. Com a renovação da frota veicular, nosso objetivo é que cada viatura tenha uma arma”, explica Dilson Júnior.
Leia mais:Segundo o coronel, a licitação para a nova frota está em andamento, e a previsão é que em até 90 dias as novas viaturas já estejam nas ruas, inclusive em Marabá, que será uma das cidades agraciadas com os novos equipamentos e veículos. “Para os próximos quatros anos existe a previsão de um novo concurso público para incorporar mais quatro mil novos policiais. Também temos vagas para as promoções, mas os policiais precisam cumprir algumas etapas e estarem aptos para poder concorrer a elas”.
POLÍCIA CIVIL
Aproveitando a ocasião, o delegado-geral da Polícia Civil, Valter Resende, também falou sobre a atuação, informando que a Polícia Civil tem recebido grande investimento do Governo do Estado, como o parque tecnológico, onde são utilizados vários instrumentos de investigação, possibilitando a extração de dados e localização de pessoas.
“Estamos ampliando a nossa atuação da região e reforçando com os novos servidores. Logo mais entrarão mais 262 novos policiais, que serão distribuídos em todas as regiões, inclusive aqui no sudeste do Estado. Temos aqui uma extensão da divisão de homicídios, e a ideia é que a partir desses novos servidores possamos ampliar e reforçar a logística”, explica.
Por fim, o delegado reforça que a instalação da Usina da Paz, projeto do Governo do Estado, é de suma importância e um instrumento formidável na melhoria e diminuição da violência. (Ana Mangas com informações de Josseli Carvalho)