A Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP) divulgou, na manhã desta terça-feira (11), uma nota esclarecendo que as supostas ameaças a escolas no município estão sendo tratadas, no momento, como “fake news” e “trotes”, descartando a hipótese de ameaças reais à integridade física de alunos e funcionários.
Além disso, a nota apela por uma atenção redobrada dos pais a qualquer situação suspeita e também um monitoramento intensificado aos grupos – seja de WhatsApp ou qualquer outra rede social – que os filhos façam parte.
Leia a nota na íntegra:
Leia mais:“A Prefeitura de Parauapebas informa que as notícias que circulam nas redes sociais e grupos de WhatsApp, sugerindo supostas situações que oferecem risco à segurança da comunidade escolar, incluindo as das escolas Domingos Cardoso e Nelson Mandela, estão sendo investigadas pelos órgãos de segurança e até o momento são tratadas como fake news e trote.
Os números de telefones que estão divulgando essas falsas informações estão sendo rastreados pela Polícia Civil e, caso comprovado, os envolvidos serão penalizados.
As secretarias municipais de Educação e de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão estão acompanhando as investigações juntamente com as demais forças de segurança.
Todas as medidas cabíveis para garantir a proteção dos estudantes nas unidades escolares estão sendo tomadas, inclusive ações que intensificam a ronda escolar e o monitoramento 24 horas por dia dos prédios educacionais por câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO).
A gestão municipal pede aos pais que fiquem atentos para qualquer situação suspeita e intensifiquem o monitoramento nos grupos digitais nos quais seus filhos fazem parte. E em caso de necessidade, contatar a Guarda Municipal, ligando para o CCO no número 99278-0431 ou 190 – atendimento 24 horas por dia”. (Clein Ferreira)