Correio de Carajás

Grupo Correio promove grande encontro de artistas regionais e celebra os 110 anos de Marabá

Evento aconteceu no Pontal Encontro dos Rios, na Orla do Cabelo Seco, e reuniu centenas de pessoas

Os anfitriões da festa, Angélika Freitas e Marcinho Lira, comandaram as atrações

Música, teatro e dança. Assim foi o evento #Te Encontro em Marabá, promovido pelo Grupo Correio de Comunicação para celebrar os 110 anos da cidade. E o local escolhido para essa grande festa não poderia ser outro do que o Pontal Encontro dos Rios, na Orla do Cabelo Seco.

Entre os rios Itacaiunas e Tocantins e o pôr do sol alaranjado, a festa, que começou no final da tarde de sábado, 8, foi de majestosos encontros.

Crianças, jovens e adultos se misturavam e aproveitavam as apresentações culturais. Além disso, o Grupo Correio proporcionou às crianças pipoca e pula pula totalmente gratuitos.

Leia mais:
As crianças se divertiram com pula pula e pipoca

Os anfitriões da festa, Marcinho Lira, Angélika Freitas e Marcos Fabrício, celebraram os encontros realizados no evento, convidando ao palco Néviton Ferreira, Clauber Martins, Ayla Marques, mestre Zequinha, Javier de Ma-y-abá, Bertin di Carmelita, Helton Haôr, Hannah, Melzinho, Nenzinha do Calypso, atores do filme “Marabá”, dirigido por Valdsom Braga, e o grupo de dança do projeto Transformar.

Uma das atrações mais esperadas, mestre Zequinha mostrou todo seu carisma e seu talento ao subir ao palco ao lado da cantora Ayla Marques.

“Cada oportunidade de levar o nome de Marabá a gente agarra com as duas mãos. Vários artistas estão aqui e isso me deixa muito satisfeito. Nasci aqui, nesse pedacinho de chão, e esse convite para fazer cultura na terra em que eu nasci não tem precedentes. Marabá é uma cidade hospitaleira”, disse Zequinha.

Nascida e criada no Bairro Santa Rosa, Francisca Fonseca foi só elogios ao evento. “Está maravilhoso. Festas como essa são de suma importância porque nós precisamos resgatar a memória do nosso povo, dos primeiros que chegaram e dos que ainda estão. E para os jovens, os novos que estão chegando a nossa terra, que se sintam acolhidos na cidade. Escolher o encontro dos rios pra esse evento foi mágico, formou uma sintonia perfeita”, disse a marabaense.

Francisca Fonseca, moradora do Bairro Santa Rosa, foi só elogios ao evento

Para o artista marabaense Clauber Martins, conhecido carinhosamente como Cantador, classificou o encontro é um momento plural, com a verdadeira cara de Marabá. “Essa pluralização é extraordinária. Marabá está aqui em arte, cultura, música e poesia. A simbologia maior para o aniversário da cidade, musicalmente falando, é essa aqui, esses encontros que envolvem quem realmente tem a ver com a cidade, quem compõe por essa cidade e quem leva o nome dela para outros lugares. Espero que aconteça outras vezes”, disse.

Clauber participou do show e reconhece importância do evento para os artistas

O cantor se emocionou com as crianças homenageando Dalvan Marabá, e Zequinha do Cabelo Seco. “É muito bonito ver Marabá sendo homenageada por marabenses.  Eles construíram e carregam a cultura dessa cidade”.

Uma das apresentações que emocionaram o público presente foram as jovens do Projeto Transformar, da professora Helenize Cristina.

Crianças e adolescentes do Projeto Transformar também dançaram no palco

Idealizadora do projeto, que já funciona há mais de oito anos, a docente conta que por meio da dança, os jovens podem ter conhecimento sobre a cultura marabaense. “A gente tenta melhorar ainda mais a nossa estrutura e nossos atendimentos para que as crianças possam ter acesso à cultura, educação e arte. Priorizamos que todos aqueles que são artistas da nossa cidade tenham acesso. Temos parceria com a Nenzinha e com o mestre Zequinha, por exemplo”, exemplifica.

Dentre tantos que curtiram e aproveitaram os grandes encontros, a maranhense, de São Luís, Maria Francisca Mendonça, 70 anos, veio visitar o filho, que mora em Marabá, e ficou completamente encantada com a cidade.

A maranhense Maria Francisca se encantou com as maravilhas de Marabá

“Estou há dois dias aqui. É a primeira vez que venho à Marabá e já vim para essa festa maravilhosa. Sou apaixonada pelo Pará, tudo desse estado é muito bom. Gosto da música, da culinária e, estar aqui hoje ouvindo esse som é encantador”.

Nenzinha do Calypso encerrou a festa e levantou todo mundo com seu som contagiante e bem paraense. Crianças, jovens, adultos e idosos foram para a pista e dançaram todas as canções apresentadas pela Rainha do Cabelo Seco.

O Grupo Correio agradece à Prefeitura de Marabá, que também apoiou o evento realizado no encontro dos rios.

OFERECIMENTO:

SINOBRAS – CONSTRUINDO RELAÇÕES PARA UM BRASIL MAIS FORTE

EQUATORIAL ENERGIA – PELO FUTURO TODO DIA

CÂMARA MUNICIPAL DE MARABÁ

UNAMA MARABÁ – EXCELÊNCIA POR NATUREZA

FIBRALINK – MUITO MAIS QUE INTERNET

REALIZAÇÃO:

GRUPO CORREIO DE COMUNICAÇÃO