As ações do Auto do Círio 2018, projeto realizado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (Etdufpa) começam hoje com uma oficina de criação, confecção e manipulação de bonecos gigantes que serão utilizados durante a performance que todos os anos é apresentada nas ruas da Cidade Velha. Coordenado pelo professor-mestre Aníbal Pacha, o espetáculo terá como tema este ano “Maria diversidade do amor”.
A oficina tem como objetivo criar, confeccionar e manipular sete bonecos de três metros de altura cada, com a imagem de Maria, nas sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta), para o cortejo do Auto do Círio de 2018. Anibal Pacha tem em sua trajetória artística trabalho com teatro de animação, vídeo e cinema, televisão e artes plásticas. Possui mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes (UFPA-2016) é professor da Universidade Federal do Pará (2011), locado na Escola de Teatro e Dança. Já o projeto do Auto do Círio recebe as assinaturas do professor-mestre Tárik Coelho, na coordenação geral; do professor-mestre Cláudio Didimano, na direção cênica e do professor-doutor Miguel Santa Brígida, na curadoria.
Manifestação de fé e devoção em meio a maior procissão religiosa da América Latina, o Auto do Círio chega à sua 24ª edição em 2018. O espetáculo do projeto de extensão universitária da UFPA é realizado tradicionalmente, na sexta-feira que antecede o Círio. Marcada pelas histórias do início da civilização paraense, a Cidade Velha é palco do Auto do Círio. O espetáculo tem o objetivo, não só de homenagear Maria de Nazaré, como estabelecer e fortalecer a relação da sociedade com o bairro, instigando o reuso do centro histórico.
Leia mais:Para a preparação ao Auto são realizadas diversas oficinas, duas delas são preparação de elenco. O Auto do Círio é aberto para toda comunidade, os participantes devem ter a partir dos 16 anos, com autorização dos pais. Não há idade máxima limite, tudo depende do condicionamento físico da pessoa para concluir o percurso. Paralelo às oficinas, os ensaios são abertos ao público e acontecem geralmente em duas etapas.
Apesar de não fazer parte da programação oficial do Círio de Nazaré, o evento é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2011, como patrimônio imaterial associado ao Círio de Nazaré. É também reconhecido como um forte atrativo artístico e turístico, já fazendo parte da cultura paraense. Movimentando cerca de 60 mil espectadores durante o espetáculo, segundo a Polícia Militar do Pará. O espetáculo é feito por artistas para a Virgem Santíssima, e dá a oportunidade aos mesmos de homenageá-la com o dom da arte.
Serviço:
Oficina de criação, confecção e manipulação de bonecos gigantes
Data: Hoje e nos dia 19, 24 e 26 de setembro e 1 e 3 e 8 e 10 de outubro (8 dias com carga horaria de 16 horas).
Semana: segundas e quartas, das 18h30 às 20h30
Local: sala 21 da Escola de Teatro e Dança da Ufpa – Travessa Dom Romualdo de Seixas, 820, esquina com a Jerônimo Pimentel, Umarizal
Inscrições na secretaria da Etdufpa até hoje
Informações: 3213.5050
(O Liberal)