Católicos de Marabá acompanharam na tarde desta sexta-feira (7) a Via-Sacra, que foi encenada na Praça Duque de Caxias, no entorno da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Esse momento refere-se ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz, desde o Pretório até o Calvário, onde faleceu.
A Via-Sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de interiorizar em seu sofrimento.
Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.
Leia mais:A tradição milenar da Igreja, indica a sexta feira como sendo um dia penitencial para as práticas da oração jejum e caridade. Essa realidade tem suas raízes na época apostólica. A Didaquê, também chamada de “catecismo da igreja primitiva”, orientava os cristãos da primeira hora a praticarem o jejum ou abstinência na quarta e na sexta-feira (Cân.1250). Em muitos lugares, em especial no oriente, esse costume perdura nos dias atuais. (Da Redação)