O processo licitatório para a construção da nova ponte sobre o Rio Itacaiunas em Marabá tem seguido os prazos pré-determinados pela Secretaria de Viação e Obras Públicas do município. E, na próxima terça-feira, 11, será feita a apresentação das propostas de preços das três empresas habilitadas.
Três consórcios de empresas se licenciaram para concorrer à obra, que gira, segundo previsão da própria Sevop, em torno de R$ 110 milhões. Contudo, esse valor deve cair, de acordo com as propostas das empresas.
Segundo Fábio Moreira, secretário de Obras, nesse momento são feitas as análises, e quem tiver o menor preço, leva.
Durante o evento de aniversário da cidade, na manhã da última quarta-feira, 5, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, citou o processo licitatório da ponte, que conta com o apoio do Governo do Estado.
“É uma ponte estaiada, bonita, com um projeto executivo muito bem feito. Já desapropriamos alguns terrenos que ficam no entorno na obra, que vai dar acesso à ponte. Uma delas uma chácara enorme, pela qual depositamos R$ 3 milhões em juízo, porque o dono faleceu. Importante que a Justiça deu liminar para a Prefeitura de Marabá, então já podemos ter o acesso à ponte. Vamos apressar para desenrolar essa obra”, disse Tião, em seu discurso, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho.
Leia mais:Tião ressaltou sobre o convênio assinado com o Estado, no valor de R$ 50 milhões, para a construção da ponte sobre o Rio Itacaiunas. “Já foram depositados na conta da Prefeitura de Marabá R$ 25 milhões e atualmente temos mais de R$ 28 milhões porque estamos aplicando, fazendo o dinheiro render. Marabá precisa dessa obra. Atualmente, quando acontece alguma coisa na ponte do Itacaiunas é um ‘Deus nos acuda’. Então, essa é uma obra emblemática. É muito importante esse seu olhar para Marabá”, disse o prefeito ao governador.
Quando usou a palavra no mesmo evento, Helder Barbalho também reconheceu o gargalo no trânsito de Marabá e disse que o Estado tem mantido uma parceria com o município, que é um dos mais importantes do Pará. “Também estamos atentos ao dilema no entorno do Km 6 e estamos preparando um projeto para resolver o drama dos condutores e de quem precisa cruzar a BR-155 e a BR-230 naquele trecho”, avisou o governador.
Os três consórcios que se habilitaram para a construção da ponte são os seguintes: Consórcio Marabá-Rio Tocantins, com as empresas Rivole Construtora Ltda e ainda a Construtora Bridge Ltda; Consórcio Ponte Itacaiunas, com a composição da Construtora AGaspar S.A. e a Arteleste Construtora Ltda; e Consórcio PFS-Nova Ponte Itacaiunas, formado por três empresas: Paulitec, a FN Sondagens Fundações e Obras Especiais e a SPE Engenharia. (Ana Mangas)