Correio de Carajás

Helder entrega investimento em segurança para Marabá

Momento em que o governador e autoridades inauguram o 1º CICCR/Fotos: Evangelista Rocha

Na noite desta terça-feira (4), o governador Helder Barbalho entregou, em Marabá, o 1º Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). O investimento total foi superior a R$ 1 milhão, valor que abrange a obra e a aquisição de equipamentos, mobília e toda a estrutura necessária ao funcionamento do Centro. A inauguração do novo aparelho do Estado faz parte das comemorações pelo 110º aniversário de emancipação política e administrativa de Marabá.

Helder Barbalho: “A gente só resolve problema social com cidadania e qualidade de vida”

Em seu discurso, Helder destacou que o CICCR, que dispõe de mais de 60 câmeras em Marabá, é importante para garantir a segurança pública. Observou também que o Pará foi o primeiro a construir, com recursos próprios, o seu CICCR, pois os outros Estados que já detêm esse aparelho, o obtiveram com recursos federais durante a Copa do Mundo no Brasil. Naquela ocasião, o Pará ficou de fora, mas em dezembro de 2020 foi criado o primeiro na capital e agora o primeiro no interior, em Marabá.

USINA DA PAZ
Nesta quarta-feira (5), Helder faz o lançamento da pedra fundamental da Usina da Paz, que ficará em um terreno de 10 mil m² no Bairro Liberdade (Núcleo Cidade Nova), que vai abranger nada menos de 36 órgãos para ofertar 70 tipos de serviço, com meta inicial de 20 mil atendimentos por mês.
“Primeiro a gente age com polícia, pra combater a criminalidade. Este é o efeito. Mas nós precisamos resolver a causa; e a causa são os problemas sociais que a gente ainda enfrenta; e a gente só resolve problema social com cidadania, com qualidade de vida para as pessoas, com oportunidade para aqueles que mais precisam”, argumentou o governador do Estado.

Leia mais:

RECOMEÇAR
Além da inauguração do 1º CICCR e do lançamento da pedra fundamental da Usina da Paz, a vinda do governador também foi marcada pela entrega dos primeiros recursos de um a três salários mínimos para os beneficiários do Programa Recomeçar (para atingidos pela enchente), assim como a entrega de cestas humanitárias (ao mesmo público).
Em sua fala, o deputado Chamonzinho destacou que a diminuição dos índices de violência no Estado são uma prova inequívoca da preocupação e do olhar que o governo tem com o Estado. Enalteceu também os investimentos em infraestrutura que o governo do Estado tem realizado em Marabá, presenteando a cidade não apenas agora, mas durante o mandato inteiro.

QUE VENHAM MAIS USINAS DA PAZ
Na condição de legítimo representante político do município e da região, Chamonzinho também aproveitou o momento para pedir que outras Usinas da Paz sejam construídas em Marabá, em breve, principalmente em bairros mais afastados da região central, como São Félix, Morada Nova Tiradentes, até pela dimensão territorial do município.

Deputado Chamonzinho: “Sucesso e oportunidade para a população marabaense”

Ao final da cerimônia, Chamonzinho desejou prosperidade à população de Marabá, mas não só isso. “Que as pessoas possam ter muita paz, muita saúde, muita felicidade; que nesse aniversário de Marabá a gente possa avançar mais ainda e que o próximo ano seja mais um ano de muito desenvolvimento, sucesso e oportunidade para a população marabaense”, esperançou.

Secretário João Chamon destacou a eficácia do governo do Estado em relação a Marabá

Por sua vez, o secretário de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, destacou que as vindas de Helder a Marabá têm sido frutíferas. Como exemplo mais recente disso, ele citou o lançamento da pedral fundamental das obras da Usina da Paz. “É uma obra que vai, sem dúvida nenhuma, agregar valor, ajudar nossa juventude, nossos adolescentes, são serviços fantásticos”, afirma.

(Chagas Filho)